Vacinação para pessoas com comorbidades é ampliada

Pessoas com comorbidades elencadas na fase 1 de deliberação 054/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) recebem a vacina a partir desta sexta-feira (7). 

Por FOM CONRADI da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: FOM CONRADI / ASCOM PML

Após ampliar a vacinação para pessoas com Síndrome de Down e pacientes renais crônicos em hemodiálise na última quarta-feira (05), a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde informa que nesta sexta-feira (7), pessoas com comorbidades elencadas no fase 1 da deliberação 054/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), podem se dirigir ao ao drive thru do parque Conta Dinheiro e no ginásio Jones Minosso para receberem a 1° dose da vacinação contra a Covid-19.


Quem pode ser vacinado

Nesta etapa, recebem a vacina pessoas com Síndrome de Down, entre 18 a 59 anos; doentes renais crônicos em terapia de substituição renal (diálise), entre 18 a 59 anos (estes a vacinação ocorre nas clínicas de hemodiálise); transplantados de órgãos ou de medula óssea, entre 18 a 59 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades, maiores de 18 anos; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 18 a 59 anos; Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente elencadas para vacinação de 55 a 59 anos.

Pré-cadastro no Site da Prefeitura

Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase.

Segundo o secretário municipal de saúde, Claiton Camargo de Souza “O pré-cadastro é extremamente importante, para conseguirmos dar continuidade no planejamento e na velocidade do ritmo da vacinação, além de identificarmos qual comorbidade tem maior número”.

Documentos exigidos

Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados, para comprovação da comorbidade, como: Atestado médico ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade, cartão SUS ou CPF e um documento com foto.

Cronograma de vacinação

A vacinação acontece nesta sexta-feira (7) das 9h às 17h no ginásio Jones Minosso e no drive-trhu no Parque Conta Dinheiro. No sábado (8) a vacinação ocorre das 8h às 18h e no domingo (9) devido a data comemorativa do Dia das Mães, não haverá vacinação, retornando na Segunda-Feira das 9h às 17h em ambos locais.

Comentários