Segunda-feira conta com vacinação ampliada para comorbidades

A vacinação acontece no sistema drive-thru, das 8h às 13h, e no ginásio Jones Minosso, das 8h às 17h. 

Por FOM CONRADI da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: FOM CONRADI / ASCOM PML

Nesta segunda-feira (24), a vacinação vai ser ampliada a vacinação para pessoas com comorbidades. Desde o último sábado (22), pessoas com as comorbidades descritas abaixo, passaram a entrar na listagem das comorbidades elencadas para receberem o imunizante contra o coronavírus, assim, espera-se ampliar ainda mais o número de pessoas vacinadas em Lages.

Além das pessoas com 60 anos ou mais, maiores de 18 anos com alguma comorbidade das já elencadas anteriormente, gestantes e puérperas, agora a vacinação passou a contemplar a população com as seguintes comorbidades:

  • Pessoas a partir dos 50 anos em uso de medicamentos anti hipertensivos, onde no atestado médico ou prescrição que esteja escrito “hipertensão arterial”.
  • Pessoas de 18 a 49 anos de idade em uso de medicamentos anti hipertensivos e que apresentem obesidade de qualquer grau (IMC maior ou igual a 30), onde no atestado ou prescrição esteja descrito “hipertensão arterial” e “obesidade grau I ou II” ou cálculo do IMC.
  • Como consta na norma técnica, destaca-se que na abrangência das pessoas com comorbidades e das pessoas com deficiência permanente, encontram-se contempladas doenças raras que implicam em maior risco para os desfechos desfavoráveis da covid-19, como as doenças que causam imunossupressão como:

  • Síndrome de Cushing

  • Lúpus eritematoso sistêmico

  • Doença de Crohn

  • Imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos;

 

Doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística;

 

Doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.

Além das pessoas com Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular), passam a fazer parte do público-alvo da vacinação contra a Covid-19 pessoas com doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares.

Horário e Local:


Drive Thru no parque Conta Dinheiro das 8h às 13h.
Jones Minosso das 8h às 17h.

É importante salientar que Lages segue o PNI (plano nacional de imunização), e as deliberações da CIB (comissão intergestora bipartite) que reúne todos os representantes das secretarias municipais de saúde e da secretaria de estado da saúde, onde são feitas definições operacionais também sobre a vacinação.

Documentos exigidos

Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados para comprovação da comorbidade, como: Atestado médico tanto do SUS quanto particular, ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade conforme descrito no prontuário. Cartão SUS ou CPF e um documento com foto 

Pré-cadastro no Site da Prefeitura

Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog