Programa Academia da Saúde em Bocaina do Sul

O objetivo do programa lançado em 2011 é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros. 

Da ASCOM PREFEITURA DE BOCAINA DO SUL
Bocaina do Sul/SC

Programa Academia da Saúde em Pessegueiros. (Foto: ASSESSORIA DE IMPRENSA DE BOCAINA DO SUL)

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011 por meio da Portaria Nº719, de 07 de abril de 2011. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de pólos da Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Quais os objetivos do Programa Academia da Saúde?

  • Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde; o Desenvolver a atenção à saúde nas linhas de cuidado, a fim de promover o cuidado integral;
  • Promover práticas de educação em saúde; o Promover ações Inter setoriais com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde e outros equipamentos sociais do território;
  • Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;
  • Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;
  • Aumentar o nível de atividade física da população; o Promover hábitos alimentares saudáveis;
  • Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade. Em Bocaina do Sul a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde tem oferecido atividades no centro da cidade e no momento nas localidades de Pessegueiros e Piurras.

Em breve o Programa Academia da Saúde estará em outras comunidades.

Às aulas tem a duração de aproximadamente uma hora. Os horários das aulas estão sendo informados pelos agentes de saúde de cada localidade e ministradas pelo Professor Marcos Renato Costa.

Para participar das atividades, primeiramente é realizado uma avaliação física onde determinara se a pessoas está apta a pratica esportiva. Qualquer pessoa pode participar independentemente da idade.

Para mais informações você pode entrar em contato pelo telefone (49) 99105-5752 (Renato).

Comentários