Moção solicita criação de ponto de coleta e campanha de conscientização para o descarte de móveis e eletrodomésticos em Lages

Documento foi apresentado pelo vereador Nei Casa Nossa (PSL) na sessão desta terça-feira (18), sendo aprovado pela maioria dos vereadores. 

Do LD
Lages/SC

Vereador Nei Casa Nossa (PSL) solicita providências para a criação de um ponto de coleta para o descarte de móveis e eletrodomésticos em Lages. (Foto: ALEX BRANCO / CÂMARA DE LAGES)

A Câmara de Vereadores de Lages aprovou na noite desta terça-feira, 18, a Moção Legislativa 0215/2021, que solicita providências para que seja feito um ponto de coleta e a realização de campanhas de conscientização da população sobre o descarte correto de móveis e eletrônicos em Lages. A moção é do vereador Nei Casa Nossa (PSL). 

RELACIONADOS

De acordo com o vereador Nei Casa Nossa, o objetivo da referida moção é a de desenvolver ações de conscientização para o descarte correto destes materiais, pois "uma vez que muitos moradores ainda tem o costume de colocar esse tipo de materiais em lixeiras e até mesmo nos rios, córregos ou mesmo na calçada para serem recolhidos. A criação e a divulgação de um ponto de coleta para recebimento desses materiais é uma alternativa para a destinação correta dos objetos descartados", destaca. 

No documento, também sugere que sejam colocados adesivos em containers ou lixeiras contendo a frase "proibido o descarte de móveis e eletrodomésticos aqui", além de constar o procedimento correto para descarte de tais objetos. 

"Consideramos muito importante que a administração amplie a divulgação sobre o descarte correto de móveis e eletrodomésticos, visando a preservação do meio ambiente e embelezamento da cidade", conclui o vereador. 

A moção foi aprovada por maioria qualificada com 14 votos favoráveis e será encaminhada ao prefeito Antonio Ceron (PSD) e o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes. 

Descarte irregular de lixo já foi matéria no LD

Lixo descartado às margens de vias públicas, em Lages, em março de 2019. (Foto: MAURÍCIO SANTOS / ARQUIVO LD)

Em março de 2019, o LD publicou uma reportagem a respeito do descarte irregular de lixo em vários pontos de Lages, especialmente em terrenos baldios às margens de vias da cidade, como no bairro Boqueirão, e na antiga BR-2, no bairro Santa Clara, onde diversos materiais eram descartados, como restos de eletrodomésticos e móveis, alvos desta moção legislativa do vereador Nei Casa Nossa. 

Na mesma reportagem, o LD destacou uma moção legislativa apresentada pelo então vereador Lucas Neves, à época do Progressistas (hoje, ele é filiado ao PSL), sugeria que a Prefeitura de Lages instalasse caçambas em pontos estratégicos, que seriam denominados como "Ecopontos", na qual o principal objetivo era amenizar o descarte irregular em Lages, e que era rotineira as reclamações recebidas na Câmara, referente às pessoas que realizam diariamente o descarte de lixos e entulhos em locais impróprios, como "vielas", terrenos baldios e outros, propiciando a proliferação de animais infectocontagiosos que podem transmitir doenças. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog