Menestrel Faze-Dô leva a História de Lages ao audiovisual

A atriz e bonequeira Maria Fernandes é quem revisita, de maneira lúdica, a história do município, cativando crianças grandes e pequenas. 

Da ASSESSORIA DO MATAKITERANI 
Lages/SC

Fotos: MATAKITERANI

Nessa quinta-feira (06/05), será lançado no canal do YouTube da Associação de Arte e Cultura Menestrel Faze-Dô, o resultado da adaptação audiovisual da contação de histórias com formas animadas “A História de Lages para Crianças”. A ação foi contemplada no Edital Chico de Assis, viabilizado por meio da lei federal n° 14.017,de 29 de junho de 2020, no Município de Lages, que vem possibilitando que os produtores e artistas locais possam continuar seus trabalhos em meio ao contexto pandêmico.


"A História de Lages para Crianças" é a versão para a Infância do espetáculo de Contação com Avental Animado: A História de Lages de 2005. O texto para a infância ficou em versos livres, arranjados para o ritmo e para a brincadeira. A narrativa, direta e divertida, em sua versão presencial contava com a participação das crianças brincando e manipulando objetos. O espetáculo, nesses moldes, pré-estreou e estreou nos meses finais de 2019 e teve sua trajetória interrompida pela pandemia da Covid-19.

Nesse sentido, o Edital Chico de Assis, viabilizou que a atriz e bonequeira, Maria Fernandes, pudesse adaptar o espetáculo para a linguagem audiovisual, com o intuito de que arte, cultura e educação continuassem chegando às crianças e às escolas, ainda que com a impossibilidade do encontro presencial.

Maria Fernandes destaca os desafios que encontrou em relação à infraestrutura para possibilitar as gravações, uma vez que a pandemia impede que espaços culturais sejam utilizados.

Destaca, também, os desafios de adaptação de roteiro, dadas as diferenças entre a linguagem audiovisual e a teatral, sendo necessário observar em que pontos necessitariam haver modificações para tornar essa história tão divertida nas telas quanto é nos palcos.

No entanto, ressalta que “vencidos os obstáculos e concluído o trabalho, o último desafio é que ‘A História de Lages para Crianças em Vídeo’ se popularize e se torne um instrumento de diversão, identificação e aprendizado. ”.

Essa e outras ações da Associação Menestrel Faze-Dô, podem ser acompanhados por meio das mídias sociais:

Facebook: facebook.com/menestrel.fazedo
Instagram: instagram.com/mariafernandesbururu
YouTube: Associação de Arte e Cultura Menestrel Faze-Dô


Comentários