GP de Portugal: Hamilton vence e se mantém na liderança da temporada da Fórmula 1

Max Verstappen, da RBR fica em segundo e Valteri Bottas, da Mercedes, fica m terceiro. 

Lages/SC

Lewis Hamilton e Max Verstappen em disputa na pista. (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)


Na terceira corrida da temporada, o duelo entre o inglês Lewis Hamilton, 36, da Mercedes, e o holandês Max Verstappen, 23, da RBR, se repetiu assim como havia ocorrido nas duas primeiras etapas da temporada 2021 da Fórmula 1, sendo que no GP de Portugal, disputada neste domingo (2), quem se saiu melhor foi o inglês que manteve e ampliou a diferença na liderança do campeonato ao garantir mais uma vitória após largar em segundo. O holandês acabou ficando na segunda colocação, lugar que ocupa também no campeonato. O companheiro de equipe de Hamilton, o finlandês Valteri Bottas, 31, que foi o pole position acabou perdendo posições e terminou a corrida em terceiro, fechando o pódio. 


Durante a corrida, Hamilton e Verstappen se alternaram nas duas primeiras posições, foi assim na corrida do Bahrein, na qual Hamilton venceu, e em Ímola, as posições se inverteram, e voltaram ao que foi no Bahrein desta vez em Portimão, mostrando que a briga pelo título ficará restrita a esses dois, pois os seus respectivos companheiros, Bottas (Mercedes) e Sérgio Pérez (RBR), são meros coadjuvantes nas disputas acirradas nas corridas, sendo que na classificação ambos estão atrás do jovem Lando Norris, 21, da McLaren. 

A corrida

Animada entre os primeiros lugares, a corrida em Portimão já teve uma relargada ainda no in´ício, após a entrada do safety car para que a pista fosse limpa após acidente de Kimi Raikkonen, Max Verstappen em terceiro, ultrapassou Hamilton por fora e tomou a segunda posição. 

O inglês deu o troco na sequência e levou a melhor na disputa com o companheiro Bottas, até então líder. Quando saiu dos boxes, o finlandês da Mercedes foi pressionado por Verstappen, sendo que o holandês acabou levando a melhor, se mantendo assim praticamente ao longo de toda a corrida. O piloto Sérgio Perez até chegou a liderar devido a demora em ir para o pit-stop, mas ao fazer a parada acabou caindo para a quarta colocação ficando nela até o fim da corrida. 

Confira a classificação dos 10 primeiros em Portugal: 

1º Lewis Hamilton
2º Max Verstappen
3º Valtteri Bottas 
4º Sergio Perez
5º Lando Norris
6º Charles Leclerc
7º Esteban Ocon
8º Fernando Alonso
9º Daniel Ricciardo
10º Pierry Gasly

Classificação da temporada

1º Lewis Hamilton (Mercedes): 69 pontos
2º Max Verstappen (RBR): 61 pontos
3º Lando Norris (McLaren): 37 pontos
4º Valtteri Bottas (Mercedes): 32 pontos
5º Charles Leclerc (Ferrari): 28 pontos
6º Sergio Perez (RBR): 22 pontos
7º Daniel Ricciardo (McLaren): 16 pontos
8º Carlos Sainz (Ferrari): 14 pontos
9º Esteban Ocon (Alpine): 8 pontos
10º Pierre Gasly (AlphaTauri): 7 pontos

Comentários