Covid-19: Secretaria de Saúde de Lages amplia faixa etária de vacinação para comorbidades

Pessoas que possuem 40 anos ou mais e que apresentem alguma das comorbidades elencadas no grupo 1 da vacinação, podem dirigir-se ao drive-thru no Parque Conta Dinheiro para receber a primeira dose. 

Do LD
Lages/SC

Foto: SMS

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Saúde informou na noite desta sexta-feira, 14, que ampliou a faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir deste sábado (15), incluindo pessoas com 40 anos ou mais que apresentem alguma das comorbidades elencadas no grupo 1 da vacinação. 


Para esse público e os demais que já estavam sendo vacinados, devem se dirigir para o drive-thru montado no Parque Conta Dinheiro, na zona Norte de Lages, para receber a primeira dose, das 08h às 13h, que será o único local neste sábado recebendo vacinação. O ginásio Jones Minosso volta a ter vacinação na segunda-feira (17). 

Inclusão da fibrose cística

A Secretaria da Saúde também confirmou a inclusão no cronograma de vacinação, já a partir deste sábado (15), de pessoas com fibrose cística de 18 a 59 anos, além da volta da vacinação em gestantes e puérperas com comorbidades, dessa vez com a vacina Coronavac/Butantan. 

Quem pode ser vacinado no grupo das comorbidades? 

O grupo 1 conta com as seguintes comorbidades listadas: 
  • Síndrome de Down, entre 18 a 59 anos; 
  • Transplantados de órgãos ou de medula óssea, entre 18 a 59 anos;
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias), com comorbidades, maiores de 18 anos;
  • Pessoas com fibrose cística, entre 18 a 59 anos;
  • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício Continuada (BPC) com idade entre 18 a 59 anos;
  • Pessoas com comorbidades e deficiência permanente elencadas para vacinação, que agora podem vacinar-se a partir dos 40 anos. 
Documentação 

Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados para comprovação da comorbidade, como: atestado médico ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade (esta só será válida se o cidadão já possuir acompanhamento na Unidade Básica de Saúde), cartão SUS ou CPF e um documento com foto. 

Pré-cadastro no site da Prefeitura 

Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase. 

Comentários