Prefeito Antonio Ceron recebe a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Ele esteve na manhã deste domingo (11) no drive-thru montado no Parque Conta Dinheiro, na zona Norte de Lages. 

Do LD
Lages/SC

Foto: GABINETE DO PREFEITO / DIVULGAÇÃO

O prefeito Antonio Ceron (PSD) recebeu na manhã deste domingo (11), no drive-thru montado no Parque Conta Dinheiro, na zona Norte de Lages, a segunda dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19), assim cumprindo o período mínimo de intervalo de 21 dias entre a primeira e segunda dose referentes à vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao Governo do Estado de São Paulo. 


Segundo especialistas, o intervalo correto da vacinação e seguindo as recomendações dos laboratórios fabricantes das vacinas são essenciais para que elas sejam efetivas. Mesmo protegendo, a primeira dose não dá 100% de garantia da eficácia da vacina, sendo necessária a aplicação da segunda dose.

No Brasil, as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca — esta produzida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) — têm a necessidade de aplicação de duas doses. Já a vacina da Janssen, braço da Johnson & Johnson, e que foi recentemente aprovada para uso emergencial no Brasil é a única que necessita apenas de uma dose para fazer efeito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacinação protege, mas não garante 100% de imunidade

A aplicação da vacina não garante que o vacinado não tenha a Covid-19, mas evita que quem já tomou as duas doses evite desenvolver a forma grave da doença, ficando apenas leve ou no máximo moderado, o que se assemelha a um resfriado ou a uma gripe comum. 

Mesmo vacinado, o indivíduo não deve abandonar as formas de prevenção como o uso de máscara e o distanciamento social, pois mesmo vacinado, ele pode ainda se infectar e transmitir a doença para outras pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog