Moção solicita à Amures a criação de Centro de Reabilitação Pós-Covid e doenças crônicas

De autoria do vereador Dr. Heron de Souza (PSD), o centro teria como objetivo, tratar da recuperação de pacientes que foram vítimas da Covid-19, bem como pacientes sequelados de doenças crônicas. 

Do LD
Lages/SC

Vereador Heron de Souza, autor da moção. (Foto: NILTON WOLFF / ESPECIAL)

Na sessão deliberativa desta terça-feira, 27, a Câmara de Vereadores aprovaram a moção legislativa nº 0152/2021 que solicita à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), a criação de um Centro Especializado de Reabilitação Pós-Covid e Doenças crônicas. A moção foi aprovada por unanimidade. 


De autoria do vereador Heron de Souza (PSD), a moção que será encaminhada ao presidente da Amures, o prefeito de Capão Alto,l Tito Pereira de Freitas, solicitando a criação de um Centro de Recuperação, como objetivo de tratar da recuperação de pacientes que foram vítimas da Covid-19, bem como também de pacientes sequelados de doenças crônicas. 


"São vários tipos de sequelas que podem aparecer depois da doença [Covid-19] e essas pessoas precisarão de referência para atendimento. Esse Centro poderá contar com uma equipe composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos", destaca parte do documento legislativo. 

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seriam o caminho natural para encaminhar os pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19 para o Centro de Recuperação, onde estes pacientes seriam tratados de implicações motoras, respiratórias e emocionais, como sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão, ansiedade, entre outras. 

Comentários