#LDnaHistória: 27 de abril

Veja os fatos que marcaram essa data ao longo da história. 

Do LD
Lages/SC

Canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II em celebração realizada pelos Papas Francisco e o emérito Bento XVI. (Foto: VATICAN NEWS)

O dia 27 de abril foi marcado por fatos tais como a inauguração do Estádio do Pacaembu, em São Paulo; a fundação da República Democrática do Afeganistão; também foi o dia de captura do líder do Partido Nacional Fascista, Benito Mussolini, pela revolução italiana, ele viria a ser morto dois dias depois; além disso foi a data da queda de um avião da seleção da Zâmbia de futebol matando todos os ocupantes quando se deslocavam para uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo contra o Senegal; e também o dia que ficou conhecido como o Dia dos 4 Papas, data que marcou a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII e foi celebrada pelos papas Francisco e o emérito Bento XVI. Confira abaixo, os fatos que marcaram essa data. 

1509 

  • Papa Júlio II coloca o Estado italiano de Veneza sob interdito, que na lei canônica católica, significa uma censura eclesiástica, mais precisamente uma proibição que atinge certas pessoas ou grupos da Igreja tornando-se incapazes de participar de certos ritos, também podendo significar que os ritos (sacramentos, missas, etc.) e serviços eclesiásticos da igreja são banidos em certos territórios por um tempo limitado ou prolongado. 


1570

  • Papa Pio V declara Isabel I da Inglaterra uma herege. 

1940

  • Inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em São Paulo, o famoso Pacaembu, que por muitos anos foi sede dos jogos do Corinthians, e que após a inauguração da Neo Quimica Arena (casa do Corinthians), passou a receber mais jogos dos outros times paulistas como Palmeiras, Santos e São Paulo, quando os estádios desses clubes estavam sediando outros eventos. 
Estádio do Pacaembu, em São Paulo. (Foto: PAULA MARINA CASTRO)

1941 

  • Tropas alemãs entram em Atenas em um dos atos da Segunda Guerra Mundial. 

1945 

  • Benito Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista, considerado uma das figuras-chaves na criação do fascismo é capturado pela resistência italiana em Dongo, quando tentava fugir disfarçado de soldado alemão. Ele viria a ser morto dois dias depois e sua cabeça exibida publicamente em uma estação petrolífera em Milão. 


1961 

  • Serra Leoa se torna independente do Reino Unido, com a nomeação de Milton Margai como primeiro-ministro. 

1978 

  • Início da Revolução de Saur no Afeganistão, terminando na manhã seguinte com o assassinato do presidente afegão Mohammed Daoud Khan e a criação da República Democrática do Afeganistão. 


1981 

  • Xerox PARC apresenta o mouse, um periférico de entrada que atualmente acompanha os computadores. Apesar de ter sido criado pela Xerox, só passou a ser comercializado pela Apple. 


1986 

  • A cidade de Pripyat e seus arredores são evacuados, devido ao desastre de Chernobyl. 

1992 

  • Proclamada a República Federativa de Iugoslávia, compreendendo a Sérvia e Montenegro. 

1993

  • Todos os membros da Seleção Zambiana de Futebol perdem a vida em um acidente aéreo em Libreville, no Gabão, a caminho de Dakar, no Senegal, para disputar uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA contra o Senegal. 


2005 

  • Primeiro voo de teste do Airbus A380, uma das principais aeronaves comerciais do mundo. 

2006 

  • Início da construção da Freedom Tower no local do antigo World Trade Center, onde ficavam as torres gêmeas que colapsaram em 11 de setembro após os atentados terroristas que deixaram mais de 3 mil mortos em Nova Iorque.





2011

  • Uma série de tornados que atingiram a região Sudeste dos Estados Unidos, especialmente os estados do Alabama, Mississippi, Geórgia e Tennessee entre os dias 25 a 28 de abril deixa vários mortos e centenas de feridos. Somente no dia 27 de abril, foram 205 tornados que deixaram mais de 300 pessoas mortas e centenas de feridos.  
Série de tornados ocorridos entre os dias 25 e 28 de abril de 2011 no Sudeste dos Estados Unidos. (Foto: NASA)

2014 

  • Ficou conhecido como o dia dos 4 Papas. Os Papas João XXIII e João Paulo II foram canonizados pelo Papa Francisco, que contou com concelebração do Papa Emérito Bento XVI. 


2018 

  • Após conferência intercoreana na Casa da Paz em Panmunjom, líderes das Coreias do Norte e do Sul concordam em encerrar formalmente a Guerra da Coreia no fim daquele ano. 

Comentários