#LDnaHistória: 21 de abril

Veja os fatos que marcaram essa data na história. 

Do LD
Lages/SC

Capa do Jornal A Tribuna com a manchete da morte de Tancredo Neves. (Foto: ARQUIVO BIBLIOTECA NACIONAL)


O dia 21 de abril é marcado pelo feriado de Tiradentes, e a morte dele é um dos fatos marcantes dessa data na história, mas não é o único acontecimento impactante na história seja do Brasil ou do Mundo. A data é marcada pelas fundações das cidades de Roma, na Itália, por Rômulo, e Brasília, a capital federal brasileira. Além disso, a data marca as mortes de Tancredo Neves, eleito presidente do Brasil após 21 anos do regime militar, mas que não chegou a ser empossado e a também do cantor norte-americano Prince, um dos maiores nomes da música pop mundial ou ainda a morte de Telê Santana, técnico brasileiro. Confira abaixo os fatos de grande destaque que ocorreram no dia 21 de abril na história: 

753 a.C 

  • Data tradicional da Fundação de Roma por Rômulo.

1506 

  • Massacre de Lisboa, em Portugal, que durou três dias, e termina com a morte de mais de 2 mil pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por "suspeita de praticar o judaísmo". 

1792 

  • O revolucionário Tiradentes, que liderou um movimento de independência das Minas Gerais conhecido por Inconfidência Mineira é enforcado e esquartejado. Por conta disso, a data de 21 de abril é considerado feriado nacional em sua homenagem. 
Foto: ARQUIVO NACIONAL

1898 

  • A Marinha dos Estados Unidos inicia o bloqueio dos portos de Cuba, iniciando os movimentos da Guerra Hispano-Americana. No dia 25 de abril, o Congresso americano iria emitir uma declaração de guerra dando a partir dessa data a existência da guerra.  

1918 

  • O piloto de caça alemão Manfred von Richthofen, mais conhecido como o "Barão Vermelho" é abatido e morre quando sobrevoava Vaux-sur-Somme, na França. 

1934 

  • A "Fotografia do Cirurgião", a foto mais famosa que supostamente mostra o Monstro do lago Ness, é publicada no Daily Mail (em 1999, porém, revela-se uma farsa). 

1960

  • Brasília, capital do Brasil, é inaugurada oficialmente. Às 09h30, os três poderes da República são simultaneamente transferidas da antiga capital, Rio de Janeiro.

1985 

  • Morre aos 75 anos, vítima de um leiomioma benigno, porém infectado, o presidente eleito por voto indireto logo após o período de 21 anos da ditadura militar no Brasil, Tancredo Neves, porém que chegou a ser empossado. 

2006

  • Morre o técnico e ex-jogador Telê Santana aos 74 anos, vítima de uma infecção intestinal, que após se espalhou para os demais órgãos. 

2011 

  • Síria revoga o estado de emergência em vigor há 48 anos em resposta aos protestos que ocorrem em todo o país. 

2016 

  • Morre Prince, um dos maiores nomes da música pop mundial, vítima de overdose por fentanil. 
Foto: CHRIS O'MEARA / AP/ ARQUIVO

2019 

  • Série de atentados a igrejas e hotéis em várias cidades do Sri Lanka causa pelo menos 207 mortes e centenas de outras ficam feridas.

Comentários