Lages aplicou todas as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 destinadas aos idosos

A partir de quarta-feira (7), as equipes de vacinadores estarão mobilizadas na aplicação da 2ª dose da Coronavac no público idoso e 1ª dose nos profissionais da saúde dos grupos já elencados. 

Por FLÁVIO FERNANDES da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: FLÁVIO FERNANDES / ASCOM PML

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde aplicou nesta terça-feira (6 de abril) as últimas vacinas contra a Covid-19, destinadas como 1ª dose, aos idosos com 66 anos ou mais. Por conta disso, a partir de quarta-feira (7), as equipes de vacinadores estarão mobilizadas na aplicação da 2ª dose no público idoso e na imunização com a 1ª dose dos profissionais da saúde dos grupos já elencados.


Os idosos que fizeram a 1ª dose da Coronavac há 21 dias estão aptos a receber a 2ª dose do imunizante no drive-thru instalado no Parque Conta Dinheiro das 9h às 17h ou na Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal, cujo horário de atendimento é das 8h às 18h.

“A partir do momento que o município receba um novo lote de vacinas para primeira dose, será possível dar continuidade a vacinação em Lages e ampliar a imunização para novos grupos descritos no Plano Nacional de Vacinação”, explica o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Profissionais da Saúde

Poderão ter acesso à 1ª dose da vacina os profissionais da saúde acima dos 18 anos de idade que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, nos hospitais, laboratórios e farmácias. Para esse grupo a imunização ocorrerá exclusivamente no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro.

Os profissionais autônomos e acadêmicos de saúde em estágio curricular não estão contemplados neste momento, conforme prevê a deliberação 011 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Documentação

No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF. No caso dos idosos que estão aptos a receber a 2ª dose da Coronavac, será preciso ter em mãos o comprovante de recebimento da 1ª dose. Em caso de extravio uma nova via deverá ser retirada no setor de cadastro, instalado na entrada do Parque Conta Dinheiro.

Orientações

É preciso observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada: ter sinais e sintomas de síndrome gripal; estar com febre; ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias; apresentar sintomas da Covid-19 nas últimas quatro semanas. Já os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem no local de vacinação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog