Lockdown em Lages é prorrogado até a próxima sexta-feira (19)
Prefeito se reuniu com entidades representativas econômicas, mas também com representantes das áreas da Saúde e da Segurança, e a decisão foi de prorrogar as medidas restritivas até a sexta-feira, 19, pois os números da pandemia continua elevados na cidade.
Do LD
Lages/SC
![]() |
Foto: TONINHO VIEIRA / ASCOM PML |
O prefeito de Lages, Antonio Ceron se reuniu ao longo desta segunda-feira (15) com entidades representativas da economia de Lages, como Associação Empresarial de Lages (ACIL), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fórum das Entidades Empresariais, e também com representantes da área da Segurança e da Saúde, e após reunião do Gabinete Emergencial de Combate à Covid-19, decidiu-se pela prorrogação da vigência dos decretos municipais 19.100 e 19.102 até a próxima sexta-feira (19).
Segundo o prefeito, a prorrogação está fundamentada no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde que, em 14 de março, apresentava 16.972 casos confirmados da Covid-19, sendo que 2.789 estão ativos. A taxa de ocupação dos leitos da UTI Covid-19 permanece pelo 18º dia consecutivo com 100%, e chega aos 87% de ocupação dos leitos de Enfermaria Covid-19 nos hospitais de Lages.
Com esses dados que se mostram ainda mais relevantes quando leva em consideração que Lages é referência hospitalar para toda a Serra Catarinense. Foram 94 pacientes acolhidos de toda a região, sendo que o déficit de leitos impede que outros 30 pacientes sejam internados.
Até o momento, são 258 óbitos confirmados somente de Lages, e outros 137 de outros municípios da Serra Catarinense. A expectativa é que esses números possam aumentar exponencialmente, e o colapso é praticamente inevitável já que o Sistema Municipal de Saúde se mostra incapaz de atender a demanda.
"É uma medida antipática, difícil de tomar, mas que não tem outra alternativa neste momento. Ainda mais que estendendo até sexta-feira as restrições em Lages, daí elas automaticamente se estenderão até o final de semana, por conta do decreto estadual".
— Antonio Ceron, prefeito de Lages
Durante o final de semana houve o registro de um óbito de paciente Covid-19 que aguardava internamento por um leito de UTI, relatou durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo.
Somente no domingo foram realizados 304 atendimentos no Centro de Triagem. Há algumas semanas, o local tem visto a média de atendimentos por dia dobrar passando de 100 a 150 por dia para mais de 300 diariamente.
Comentários
Postar um comentário