#LDnaHistória: 30 de março

Confira os fatos que marcaram o dia 30 de março na história. 

Do LD
Lages/SC


O dia 30 de março foi marcado por grandes fatos importantes e históricos seja no Brasil ou no Mundo, tais como a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, a criação do Território da Flórida, nos Estados Unidos, o atentado contra o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, entre outros, e o #LDnaHistória traz alguns fatos desta data. Confira-os abaixo: 

240 a.C
  • Primeiro periélio registrado da passagem do cometa Halley. O cometa Halley passa pela Terra a cada 75 a 76 anos, sendo que o último registro foi em 1983 e a previsão é de que volte a passar pela Terra no dia 28 de julho de 2061. 
1822 
  • Criado o território da Flórida nos Estados Unidos, que posteriormente em 1845 foi admitido pela União como o Estado da Flórida, um dos 50 estados dos Estados Unidos. O estado conta com grandes cidades como Miami e Orlando, este último com dezenas de parques temáticos. 
1867
  • O território russo do Alasca é comprado por US$ 7,2 milhões, pelo secretário de Estado dos Estados Unidos William H. Seward. Em 3 de janeiro de 1959 passou a ser um dos 50 estados dos Estados Unidos. 
1922
  • O geógrafo cartógrafo Gago Coutinho e o aviador Sacadura Cabral, ambos da Marinha Portuguesa realizam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, saindo de Lisboa, em Portugal e chegando em 17 de junho após diversos percalços em 17 de julho de 1922 na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. 

1955

  • Um carro-bomba explode em frente à embaixada dos Estados Unidos em Saigon, matando 22 pessoas e ferindo outras 183, um dos fatos marcantes da Guerra do Vietnã. 

1976
  • Ocorre em Israel/Palestina, os primeiros protestos no Dia da Terra. 
1981

  • O então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan (1911-2004), é baleado em um atentado em Washington, D.C. por John Hinckley Jr., que cometeu o ato para impressionar a atriz Jodie Foster pela qual tinha grande obsessão. Ele foi julgado em 1982, mas em junho do mesmo ano foi inocentado por razões de insanidade mental, sendo confinado em um hospital psiquiátrico na capital federal americana. 

Foto: RON EDMONDS / AP

2006 

  • A bordo da Soyuz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional, o astronauta e atual ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro e primeiro lusófono a ir para o espaço. 

Foto: BILL INGALLS / NASA / GETTY IMAGES

2017 
  • SpaceX conduz o primeiro veículo de lançamento reutilizável do mundo de um foguete de classe orbital. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog