#LDnaHistória: 29 de março

Confira os fatos que marcaram o dia 29 de março na história. 

Do LD
Lages/SC


O LD estreia nesta segunda-feira, o #LDnaHistória onde iremos abordar os fatos históricos ao longo das décadas e séculos referentes ao dia que for publicado, e estreamos neste dia 29 de março trazendo os fatos históricos que marcaram esse dia. Confira abaixo, alguns desses registros: 

1549
  • Fundada a cidade de Salvador, a primeira capital do Brasil, e capital do Estado da Bahia. Neste mesmo dia, também é registrado a chegada dos primeiros jesuítas [congregação fundada em 1534 formada por estudantes da Universidade de Paris. Hoje é conhecida por seu trabalho missionário e educacional.
Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. (Foto: FAROL DA BARRA / DIVULGAÇÃO)

1882 
  • Realizado o primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível, o Le Victoria, por Julio César Ribeiro de Sousa. Esse também foi o terceiro voo no mundo.
1886
  • Wilhelm Steinitz vence Johannes Zukertort e se consagra o 1º Campeão Mundial de Xadrez. 
1945 
  • Último dia de ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. 
1971
  • Um júri de Los Angeles, Califórnia condena à pena de morte Charles Manson e três de suas seguidoras, porém com as mudanças nas leis penais na Califórnia em 1972, a pena foi alterada para prisão perpétua. Charles Manson, era considerado o líder de uma seita que matou, cinco pessoas, entre elas a atriz e modelo Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polanski, em 1969. Manson morreu em 19 de novembro de 2017 aos 83 anos em um hospital na Califórnia.
1973 
  • Últimos soldados dos Estados Unidos deixam o Vietnã do Sul, em um processo de retirada das tropas e do auxílio material dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã que acabaria pouco mais de dois anos depois em 30 de abril de 1975 após 20 anos de conflito. 
1974

  • A sonda Mariner 10, da NASA, é a primeira a sobrevoar o planeta Mercúrio. 

2010 
  • Duas mulheres-bomba atacam o sistema metropolitano de Moscou, na Rússia, na hora de maior movimento da manhã, matando 40 pessoas. 
  • Morre aos 83 anos, o jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog