Lages enfrenta o pior cenário da pandemia da Covid-19 e adota medidas estratégicas

Moradores de Lages passarão a ser atendidos em 13 Unidades Básicas de Saúde polo a partir de terça-feira (9). Medida será adotada com intuito de remanejar profissionais da saúde e ampliar a oferta de atendimentos, diante do agravamento da pandemia do novo Coronavírus. 

Por FLAVIO FERNANDES da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: FLAVIO FERNANDES / ASCOM PML

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde está reorganizando os fluxos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é ampliar a oferta de atendimentos, em um momento em que o Centro de Triagem da Covid-19 e a UPA 24 Horas estão registrando altíssima demanda.


Excepcionalmente nesta segunda-feira (8) as 26 UBS’s estarão abertas somente até às 17h. Após esse horário será feita a movimentação de materiais e equipamentos, tendo em vista que a partir de terça-feira (9), os atendimentos passarão a ser realizados em 13 UBS’s polo. O horário permanecerá das 7h às 19h. A Sala do Interior localizada no 3º andar da Policlínica permanecerá aberta.

Atendimento nas UBS’s

A recomendação é que as pessoas com sintomas gripais procurem primeiramente a sua UBS que estará alocada em uma unidade polo para receber o atendimento. Somente os casos agudos (moderado/grave) serão encaminhados ao Centro de Triagem da Covid-19. “Essa é uma estratégia de guerra que estamos adotando, tendo em vista o alto índice de ocupação de leitos Covid na rede hospitalar”, explica o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

As UBS’s continuarão atendendo os procedimentos de rotina e agendamentos das gestantes e puericultura (crianças até 2 anos). Já os procedimentos eletivos permanecem suspensos. Pacientes que necessitem fazer a troca de curativos, aferição de pressão arterial ou renovação de receitas, por exemplo, também poderão se dirigir a sua unidade polo de referência, entre as 13 estruturas que estarão abertas.

“Os pacientes serão acolhidos e avaliados pelas equipes de saúde nessas 13 unidades polo”, explica a Diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco. “Esta medida é temporária e se fez necessária para garantir profissionais atendendo durante todo o período”, acrescenta.

Ampliação da testagem

Com objetivo de desafogar o Centro de Triagem, que tem registrado em média 400 atendimentos diários e já ultrapassou os 50 mil procedimentos desde o ano passado, os profissionais da saúde que atuam nas UBS’s poderão realizar testes rápidos nos pacientes com sintomas característicos da Covid-19. Cerca de 15 mil testes rápidos estarão sendo repassados às unidades. Para complemento de diagnóstico as equipes também poderão encaminhar os pacientes para realização de teste nos laboratórios conveniados ao município.

Confira a relação das 13 Unidades Básicas de Saúde polo que estarão funcionando no novo fluxo a partir de terça-feira (9):

Unidades Polo

Unidades Agrupadas


Popular


Popular

Várzea

Habitação

Centenário

Centenário

Vila Nova

 

Universitário

Universitário

Caça e Tiro

Santa Helena

Santa Helena

Copacabana

 

São Pedro

São Pedro

Petrópolis

São Francisco

 

Coral

Coral

São Miguel

Penha


Conta Dinheiro

Conta Dinheiro

Frei Rogério

São Carlos

São Cristóvão

São Cristóvão

Centro

Guarujá

Guarujá

Vila Mariza

Pró-Morar

Pró-Morar

Tributo

Tributo

Santa Catarina

Santa Catarina

Santa Mônica

Santa Mônica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog