Idosos da faixa etária dos 70 a 79 anos são vacinados no interior de Lages

Serão dois dias de vacinação, abrangendo os moradores dos distritos do Salto Caveiras e de Índios e os idosos moradores da Coxilha Rica. 

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: ALINE BORBA / ASCOM PML

Iniciou hoje, 25 de março, às 9h30min a vacinação contra a Covid-19 dos idosos residentes no interior do município de Lages. Os primeiros vacinados foram os residentes nas localidades que fazem parte do distrito de Santa Terezinha do Salto Caveiras. Idosos da faixa etária dos 70 anos completos até os 79 anos de idade.


Residem no Salto 46 idosos desta faixa etária e grande parte deles se encontravam na fila de vacinação às 9h30min da manhã desta quinta-feira, 25 de março. A equipe de vacinadores da Secretaria Municipal da Saúde foi coordenada pela enfermeira Rosângela Oliveira Almeida, responsável pelo gestão da unidade de Saúde do interior do município de Lages.

Rosângela disse que na tarde desta quinta-feira, 25 de março, a equipe de vacinadores estará já a partir das 13h30min, na Unidade Básica de Saúde da sede do Distrito de Índios, onde estão cadastrados 94 idosos da faixa etária dos 70 aos 79 anos de idade.

Na sexta-feira, 26 de março, a vacina contra a Covid-19 será aplicada em idosos moradores da Coxilha Rica, seguindo o seguinte cronograma: às 9h30min na Escolinha do Cajuru; às 11h30min, na Igreja de Morrinhos; às 13h30min na Unidade Básica de Saúde de São Jorge; e às 15h30min, na Unidade Básica de Saúde do Bodegão, no Baú.

Neste dois dias estará sendo aplicada a primeira dose da vacina e dentro de 21 dias a equipe de vacinadores voltará ao interior para aplicação da segunda dose nos idosos da faixa etária dos 70 a 79 anos de idade. “Aqueles idosos que estejam acima desta faixa etária e que eventualmente ainda não tenham recebido a primeira dose também são atendidos e vacinados neste dois dias”, explica a enfermeira Elisângela Oliveira.

Os idosos deverão apresentar Cartão SUS (carteira de Vacina), CPF e um documento com foto. Agentes de Saúde e enfermeiros orientam devidamente os idosos sobre todos os detalhes da vacinação, antes deles serem vacinados.

Vacina chega em boa hora

Para os amigos Celi Rodrigues, 71 anos, e Ervino César de Oliveira, 70 anos, a vacina chega em boa hora, embora ela esteja sendo esperada há tanto tempo. “Poderia já ter chegado a seis meses atrás, porque ela é muito importante para nós idosos”, disse Celi Rodrigues. “A pandemia pegou todo mundo e deixa a gente preocupado, mas agora a vacina está aí e isto é muito bom”, falou o idoso.

“Sempre esperamos pela vacina e enquanto ela demorava chegar o recurso era se cuidar e rezar, pedido a Deus pela proteção de todos nós”, disse Ervino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog