Defesa Civil faz transporte de cilindros de oxigênio para o HTR

A operação transporte foi realizada ontem, sexta-feira (12). 

Lages/SC

Foto: DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Lages, através da solicitação da Secretaria da Saúde Municipal juntamente com a direção do Hospital e Tereza Ramos (HTR), realizou o transporte de 18 cilindros de oxigênio de Joinville.


Operação transporte

A operação de transporte foi realizada ontem (sexta-feira, 12) com atenção redobrada, pois mesmo sendo o produto (oxigênio) acondicionado em tubos específicos, a situação exige o máximo de cuidado, devido a natureza da operação.

Sob controle

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza, “em relação ao fornecimento de oxigênio, a situação em Lages está sob controle, tanto no Centro de Triagem, quanto para nossas estruturas de saúde, pois o que foi transportado, foram cilindros para auxiliar o HTR, que pelo altíssimo número de pessoas internadas o consumo está muito elevado, assim como acontece nas demais unidades que atendem pacientes COVID”, explica.

O diretor do HTR, Maurício Batalha Machado destaca a parceria entre o hospital e a Saúde do Município, que possibilitou a operação logística para levar 18 cilindros vazios até Joinville e trazer carregados, “mais por precaução, já que a empresa que abastece o hospital não tinha caminhões naquele dia, e nossa reserva daria até domingo, por isso pedimos ajuda e recebemos”, ressalta.

Uso de cilindros

Tanto o prédio novo, quanto o prédio antigo do HTR possuem grandes depósitos de oxigênio, que são utilizados por tubulação interna. Porém os pacientes necessitam os cilindros quando são transportados ou para outras locomoções”, explica o diretor.

Leitos UTI Covid no HTR

O Hospital Tereza Ramos tem hoje na torre nova 26 leitos de UTI Covid e outras 10 estão no prédio velho, perfazendo um total de 36 leitos de UTI Covid, além de outros oito leitos de UTI para outros pacientes. “Dentro dos próximos dias estaremos abrindo mais 8 leitos UTI Covid, chegando a 44 muito em breve. Para esses oito, contamos com a colaboração da empresa Klabin e também da Uniplac”, finaliza o diretor Maurício Batalha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog