Carmen Zanotto é um dos nomes do secretariado da governadora Daniela Reinehr e assume a Saúde do Estado

Deputada aceita convite para assumir a pasta da Secretaria da Saúde no momento mais crítico da pandemia no Estado e no País. 

Do LD
Lages/SC

Foto: DIVULGAÇÃO

A governadora Daniela Reinehr (sem partido) anunciou mudanças em alguns nomes do secretariado do Governo do Estado nesta terça-feira (30), no mesmo dia em que tomou posse assumindo o lugar do governador afastado Carlos Moisés (PSL), e um dos nomes que foram anunciados pela governadora foi o da deputada federal, a lageana Carmen Zanotto (Cidadania) para assumir a Secretaria de Estado da Saúde (SES), logo no momento mais crítico da pandemia em Santa Catarina e no país. 


Além de Carmen Zanotto, foram anunciadas trocas em nomes das seguintes pastas: Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Infraestrutura, Casa Militar, e SECOM. 

Em uma rede social, a deputada Carmen Zanotto afirmou que assume o maior desafio de sua vida e que irá trabalhar pela saúde e no combate à Covid-19 em Santa Catarina, reduzindo o sofrimento das famílias e dos trabalhadores da área da saúde, e conclui que irá se afastar do mandato parlamentar. (Leia na íntegra ao final desta matéria).

Perfis 
  • Secretaria de Estado da Saúde — Carmen Zanotto

Carmen Emília Bonfá Zanotto é natural de Lages, enfermeira e está no terceiro mandato como deputada federal. Ela tem especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (SP), em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (SP), Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Carmen já foi secretária adjunta e de Estado da Saúde entre 2007 e 2010. Atualmente é relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara Federal. 
  • Casa Civil - Gerson Schwerdt 
Foto: DIVULGAÇÃO

Gerson Luiz Schwerdt tem 56 anos e é advogado com especialização em Direito Tributário. Ingressou na carreira de procurador do Estado em 1993 e já exerceu as funções de procurador-geral do Estado, chefe da Procuradoria Fiscal e procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos na PGE.

Schwerdt também atuou como consultor jurídico na Casa Civil, diretor da SCPAR e membro dos conselhos de administração dos portos de São Francisco do Sul e de Imbituba.
  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE) — Luiz Dagoberto Brião
Foto: DIVULGAÇÃO

Luiz Dagoberto Brião tem 67 anos, é advogado e ingressou na carreira de procurador do Estado em 1993. Especialista na área tributária, fez mais de 550 sustentações orais em matérias fiscais e tributárias no Tribunal de Justiça de Santa Catarina só em 2019. O procurador já foi professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), da Escola do Ministério Público e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
  • Secretaria de Estado da Infraestrutura — Leodegar da Cunha Tiscoski
Foto: DIVULGAÇÃO

Leodegar da Cunha Tiscoski é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Natural de Sombrio, já atuou como secretário de Estado dos Transportes e Obras (1999-2002) e como secretário de Estado da Casa Civil (1992-1994). Servidor público aposentado, fez carreira no extinto Departamento de Estradas e Rodagem (DER), onde atuou como engenheiro, coordenador e engenheiro-chefe. Foi deputado estadual constituinte (1987-1991) pelo PDS, deputado estadual (1991-1999) e deputado federal (1999-2007) pelo PP. Atuou, ainda, como Secretário Nacional de Saneamento Ambiental (2007-2012) e como Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos (2012-2014) no Ministério das Cidades. É casado com Maria Elizabeth Pelegrini Tiscoski.
  • Casa Militar — Alessandro Marques
Foto: PMSC

Alessandro Marques, 47 anos, Florianópolis, é tenente-coronel da Polícia Militar e especialista em Segurança Pública. Atualmente estava na Chefia do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de Santa Catarina.
  • SECOM — Miguel Bertolini
Foto: DIVULGAÇÃO

Miguel Angelo Bertolini é formado em Economia com especialização em Administração e Gestão (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas. Também tem formação pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros e pelo PDA da Fundação Dom Cabral. Atuou na RBS e também no Executivo estadual, com passagem de nove anos na Secretaria de Estado da Comunicação e na Casa Civil. Foi secretário de Administração e Planejamento de Joinville de 2013 a 2020.

Leia na íntegra a mensagem postada por Carmen Zanotto

"Aceitei o convite da governadora em exercício Daniela Reinehr @danielareinehr para seguir a frente da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Assumo essa missão diante desta pandemia que atinge o mundo, o país e Santa Catarina. 

Com minha experiência de enfermeira, gestora, e parlamentar, assumo o maior desafio da minha vida, somando esforços com as demais instituições na busca incessante de soluções e recursos, vamos trabalhar pela saúde e no combate à Covid-19 em nosso estado, para que juntos possamos continuar enfrentando essa guerra, reduzindo o sofrimento das famílias e trabalhadores da linha de frente, evitando o prejuízo em todos os setores com a manutenção dos postos de trabalho de todos os catarinenses. 

Me afasto do meu mandato parlamentar para atender este chamado com a convicção que somente com unidade, solidariedade, desprendimento e muito trabalho, juntos iremos vencer esse inimigo invisível e ajudar a salvar vidas.

Catarinenses, contem comigo!" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog