Vacinação de idosos de 85 a 89 anos em Lages deve começar nesta segunda-feira (15)

O sistema de vacinação por drive-thru será mantido no Parque de Exposições Conta Dinheiro, na segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro.

Lages/SC

Foto: FLAVIO FERNANDES / ASCOM PML

Após o início da vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos em Lages na última semana, o início da próxima terá esse público ampliado com o início da vacinação de idosos com faixa etária de 85 a 89 anos, informou neste sábado, 13, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O sistema drive-thru montado no Parque de Exposições Conta Dinheiro, na zona Norte da cidade, deve ser mantido na segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, mas também serão utilizados a vacinação a domicílio para idosos desta faixa etária que estejam acamados, e ainda a Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal, no Centro, das 07h às 19h, e entrega de senhas até às 18h15. 


Segundo dados da SMS, a estimativa é de que 1.116 pessoas nesta faixa etária sejam imunizadas contra a Covid-19. A ampliação da cobertura vacinal para esse público foi estabelecida em deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é um grupo formado por secretários municipais da Saúde e representantes do Governo de Santa Catarina.

Vacinação em idosos acima de 90 anos

Iniciada na última semana, a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos continuará sendo realizada no drive-thru do Parque Conta Dinheiro e dividirá, nos dias 15 e 16, o espaço com os idosos de 85 a 89 anos. O local foi cedido pelo Sindicato Rural de Lages, e funcionará das 09h às 21h.

"Especialmente nesses dois dias os idosos que tem 85 anos ou mais poderão ser vacinados dentro do carro, de forma rápida, segura e confortável"
— CLAITON CAMARGO DE SOUZA, SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE DE LAGES
A estimativa do Município era de que 786 idosos acima dos 90 anos fossem vacinados, mas a procura está abaixo do esperado, com apenas 301 doses aplicadas até o momento, e a orientação é de que essas pessoas ou as famílias destas procurem à SMS para que esses idosos sejam imunizados. 


Vacinação a domicílio 

Equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), ligado à Secretaria Municipal da Saúde, estará percorrendo os bairros de Lages para vacinar os idosos acamados acima dos 85 anos que são atendidos pelo programa. Já os idosos que não são atendidos pelo programa, a orientação é de que a família entre em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para solicitar a presença do vacinador no domicílio, mediante agendamento. 

Em todas as situações, ou seja, seja pelo drive-thru, a domicílio ou na Central de Vacinas, os públicos a serem imunizados deverão apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF para ser vacinado. 

Comentários