Unidades Básicas de Saúde retomam atendimentos eletivos em Lages

Nas últimas semanas profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde estavam mobilizados no monitoramento dos pacientes confirmados ou com suspeita da Covid-19. 

Por FLAVIO FERNANDES da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, retomou na segunda-feira (1º de fevereiro) os atendimentos eletivos (não urgentes), como agendamentos de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, assim como os demais procedimentos de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).


Com o agravamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) registrado principalmente na transição dos meses de novembro e dezembro de 2020, tais procedimentos foram temporariamente suspensos. “Identificamos melhora nos indicadores, como por exemplo, a queda na ocupação de leitos UTI Covid e casos ativos da doença, e por isso, depois de analisarmos atentamente o cenário como um todo, decidimos pela retomada dos atendimentos eletivos nas unidades de saúde”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

No final do mês de novembro a taxa de ocupação de leitos de enfermaria destinados a pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 alcançou a marca de 75% e os leitos de UTI Covid, disponíveis na rede hospitalar em Lages, chegaram ao patamar de 100% de lotação. Atualmente esses índices estão na casa de 33% e 38%, respectivamente.

Ainda naquele período a Serra Catarinense foi classificada como risco potencial Gravíssimo (cor vermelha) na Matriz de Risco do Governo do Estado de Santa Catarina. Foi então que as 27 Unidades Básicas de Saúde passaram a atender exclusivamente os casos de urgência e emergência, pacientes com sintomas gripais e com procedimentos agendados, como as gestantes, por exemplo, além de atuar no monitoramento dos pacientes da Covid-19.

O Boletim Epidemiológico Semanal apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde, nesta terça-feira (02 de fevereiro), mostra redução em alguns indicadores nesse início do mês de fevereiro, em relação ao final do ano passado, quando o número de pacientes monitorados chegou à impressionante marca de 2.754. Atualmente esse índice reduziu para 1.031 pessoas em monitoramento. Já o número de casos ativos da Covid-19, que em dezembro de 2020 era de 1.640, caiu para 206 nesta semana.

O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza ressalta ainda que as UBS’s permanecerão abertas das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. “A orientação é que a população procure pelos agendamentos das consultas preferencialmente entre às 7h às 9h e 13h e 15h, que é o horário destinado ao protocolo de estratificação de risco. Nos demais horários as equipes atendem os pacientes com horários agendados”, finaliza.  
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog