Lages inicia vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos

Idosos nessa faixa etária serão vacinados a domicílio, em sistema drive-thru organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e na sede da Vigilância Epidemiológica Municipal. 

Por FLAVIO FERNANDES da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: FLAVIO FERNANDES / ASCOM PML

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde recebeu no final da tarde desta terça-feira (9 de fevereiro) um novo lote com 1.380 doses da CoronaVac. Desse total, 1.160 doses serão destinadas à população idosa com 90 anos ou mais e na continuidade da imunização dos trabalhadores de saúde e demais grupos prioritários da primeira etapa. O restante do lote, 220 doses, contemplará os profissionais que atuam no Hemosc e Vigilância Epidemiológica.

A expectativa é imunizar os idosos dessa faixa etária até sexta-feira. “Em Lages temos elencados 786 idosos nessa faixa etária acima dos 90 anos. A quantidade de doses que recebemos será suficiente para completarmos a imunização desse público, já considerando uma margem de segurança”, explica o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza.

A vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 90 anos ou mais vai ocorrer das seguintes formas: na sede da Vigilância Epidemiológica, no Centro de Lages, das 7h às 19h, com entrega de senhas até às 18h15min. Outra modalidade será a vacinação a domicílio. Nesta quarta-feira (10) as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) estarão indo até as casas dos idosos que já estão cadastrados no programa. “Teremos equipes nos períodos da manhã e da tarde percorrendo as casas e vacinando os idosos que já são assistidos pelo SAD”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins.

Na quinta (11) e sexta-feira (12) a Secretaria da Saúde de Lages realizará a vacinação no formato drive-thru, entre às 9h e 21h, utilizando a estrutura de um dos pavilhões do Parque de Exposições Conta Dinheiro. Para serem imunizados, os idosos com 90 anos ou mais deverão apresentar documento original com foto e o Cartão SUS ou CPF. “Agradecemos o Sindicato Rural pela parceria, cedendo o espaço para realizarmos a vacinação, nesse momento tão importante”, destaca o prefeito de Lages, Antonio Ceron.

Simultaneamente outras equipes de vacinadores estarão percorrendo as casas asilares, hospitais, Centro de Triagem da Covid-19, UPA 24 Horas e SAMU para aplicar a segunda dose da vacina nas pessoas que já receberam, semanas atrás, a primeira aplicação do imunizante.

A decisão em vacinar os idosos acima de 90 anos e dar continuidade à imunização dos trabalhadores da saúde, segue determinação do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestora Tripartite. O objetivo nesta nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, é imunizar, no mínimo, 90% da população acima de 90 anos de idade. “Nossa intenção é ampliar o quanto antes a vacinação aos demais grupos, mas para isso é preciso que o Ministério da Saúde e o Governo do Estado nos encaminhem novos lotes. A partir daí, iniciaremos, por exemplo, as fases seguintes, até que tenhamos toda a população idosa acima de 60 anos, contemplada pela vacinação”, acrescenta o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza. 
Lages Diário

Comentários