Defesa Civil intervém para construção de muros de contenção

Córrego urbano estava obstruído e necessitava de um canal mais adequado para o escoamento das águas das chuvas. 

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML
Lages/SC

Foto: DEFESA CIVIL

Equipes da Defesa Civil e Secretaria Municipal do Planejamento e Obras estão construindo muros de contenção nas encostas de um córrego que cruza pelos bairros Habitação e Várzea, utilizando pedra ferro, material apropriado para este tipo de canalização urbana. O secretário executivo da Defesa Civil, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco), explica que, à margem deste córrego, no local exato onde foi construída uma moradia, já havia sido erguido um muro com pedra grês (arenito), material impróprio para esta demanda.  


Agora, a obra está sendo refeita no trecho já edificado e ampliada nos demais trechos, o que possibilitará um melhor escoamento das águas pluviais, em períodos de enxurradas. “Os moradores desta residência, construída à margem do córrego, tinham a segurança ameaçada a cada nova enxurrada, necessitando, desta forma, a intervenção da Defesa Civil”, analisa Pacheco.
Para a realização dos trabalhos são utilizadas caçamba e retroescavadeira e mão de obra conjunta entre Defesa Civil e Secretaria do Planejamento e Obras.

“Existem residências que já foram construídas a menos de 15 metros de distância de cursos de água, o que é ilegal. Portanto, pedimos que nos comuniquem quando uma casa estiver em construção nestes locais, ligando para o 199. Também pedimos que as pessoas sejam conscientes e não joguem lixo nos cursos de água”, recomenda Pacheco.

Comentários