IPTU: pagamento em cota única com desconto de 12% poderá ser realizado até o dia 12 de fevereiro

Haverá ainda duas datas para pagamento do imposto em cota única com outras duas faixas de desconto, 30 de abril com 9% de desconto ou 31 de maio, com 7% de desconto. 

Lages/SC

Foto: ARQUIVO / AGÊNCIA LD

O dia 12 de fevereiro é a primeira data para pagamento à vista do IPTU 2021 de Lages, na Serra Catarinense. Quem optar pelo pagamento nesta data, o valor do desconto será de 12%, a maior faixa do calendário definido pela Prefeitura de Lages. Após esse dia, haverá outras duas datas para pagamento à vista em cota única com duas faixas de desconto, sendo dia 30 de abril com desconto de 9% ou no dia 31 de maio com desconto de 7%. 


Neste primeiro momento, a Prefeitura decidiu por não emitir boletos pelos Correios, por isso, o contribuinte deverá retirar a guia através do site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), acessando o link "IPTU 2021" ou ir diretamente à sede do Balcão de Atendimento (Balcão de Arrecadação), situado no piso térreo da Prefeitura de Lages, no Centro da cidade. As guias só serão enviadas pelos Correios, neste momento, só àqueles contribuintes que optarem pelo parcelamento da dívida. 

Por falar em parcelamento, quem optar por essa forma de pagamento do imposto, poderá dividir o valor total da dívida em até oito parcelas, sendo a primeira com vencimento para 31 de maio e a oitava parcela com vencimento para o dia 30 de dezembro de 2021.

Segundo a Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Administração e Fazenda, o valor total de lançamentos é de aproximadamente R$ 26 milhões, mas o órgão estima que arrecade neste ano cerca de R$ 16 milhões. Os valores não pagos pelos contribuintes entram em dívida ativa e serão alvos de ações judiciais. O índice de inadimplência fica em torno de 40% todos os anos.

Do total arrecadado através do pagamento do IPTU, 50% é destinado aos setores da Educação e Saúde, sendo 25% e 15%, respectivamente para cada uma delas, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.  

Parceria com o Banco do Brasil

Os mais de 27 mil correntistas do Banco do Brasil em Lages terão a opção de efetuar o pagamento do IPTU 2021 através do aplicativo do banco no celular e na internet, além dos terminais de autoatendimento, após a Prefeitura de Lages firmar um convênio com a instituição bancária. 

O IPTU 2021 estará entre os tributos detalhados vinculados ao CPF do contribuinte. Ele deverá selecionar o débito, confirmar as informações e realizar o pagamento.  

Veja o passo a passo: 

1 - No celular: acesse Pagamentos > Agenda de Tributos

2 - Na Internet Pessoa Física: acesse Pagamentos > Lista de Débitos > Consulta/Pagamento 

3 - Nos Terminais de Autoatendimento: Pagamentos > Agenda de Tributos > Consultar/Pagar 

4 - Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: Pagamentos > Agenda de Tributos > Consultar/Pagar. 

Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog