Distribuição das doses da vacina de Oxford começa na segunda-feira em Santa Catarina
Carga com 47,5 mil doses chegou na manhã deste domingo (24) no Floripa Airport, na capital.
Da AGÊNCIA LD
Florianópolis/SC
![]() |
Foto: Julio Cavalheiro / SECOM |
Santa Catarina recebeu na manhã deste domingo (24), no Floripa Airport, mais um lote de vacinas contra a Covid-19, desta vez, 47,5 mil doses oriundas da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Estado já havia recebido no início da semana, uma remessa de doses oriundos da vacina Coronavac, uma parceria da Sinovac com o Instituto Buntatan.
As doses após serem chegarem a Florianópolis foram encaminhadas ao almoxarifado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), ligada a Secretaria de Estado da Saúde, em São José, na Grande Florianópolis. As vacinas serão contadas e catalogadas, e a distribuição para as 16 Regionais de Saúde está prevista para iniciar nesta segunda-feira (25). Ainda não há uma definição de quantas doses cada município irá receber.
O governador Carlos Moisés (PSL) garantiu o trabalho de distribuição mais célere possível para que todos os municípios recebam o imunizante.
"O cidadão catarinense pode ficar tranquilo porque, assim que as doses forem chegando, serão repassadas para garantir a imunização de todos os catarinenses"
Carlos Moisés, Governador de Santa Catarina
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou a chegada das vacinas no aeroporto da capital que fez questão de destacar a logística de entrega das vacinas aos municípios já está pronta e seguirá o mesmo critério da semana passada.
"Usaremos caminhões e, se o teto permitir, a distribuição também será feita via aérea".
André Motta Ribeiro, secretário de Estado da Saúde
Serão 47,5 mil pessoas imunizadas
O intervalo entre a primeira dose e a segunda dose da vacina de Oxford é de 120 dias, por esse motivo, o Estado informou que a tendência é de que todas as 47,5 mil doses recebidas sejam distribuídas aos municípios de uma só vez, e assim possibilitando a imunização de 47,5 mil catarinenses. A Secretaria de Estado aguarda uma decisão por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesse sentido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se isso ocorrer, será diferente do que ocorreu com o lote recebido das vacinas da Coronavac, já que o intervalo entre a primeira e a segunda dose é menor, foi decidido dividir em duas remessas das 144 mil doses recebidas pelo Estado, assim garantindo que todos os imunizados na semana passada recebam a segunda dose dentro do período determinado pela fabricante.
Plano Estadual de Vacinação
O cronograma do Governo do Estado de Santa Catarina baseado na orientação do Ministério da Saúde, prevê os seguintes grupos prioritários para imunização, divididos em quatro fases.
1ª fase
- Trabalhadores da área da Saúde;
- Idosos acima de 75 anos;
- Idosos com mais de 60 anos, residentes em instituições de longa permanência;
- População indígena;
2ª fase
- Pessoas com idade entre 60 a 74 anos.
3ª fase
- Pessoas com comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indíviduos que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave).
4ª fase
- Professores;
- Profissionais da Segurança Pública;
- Profissionais do Sistema Prisional
- Profissionais de Salvamento;
Somados, esses grupos representam 2,8 milhões de pessoas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.
Comentários
Postar um comentário