Coronel Charles Alexandre Vieira assume o comando da Segurança Pública em Santa Catarina
O comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina tomou posse no fim da tarde desta segunda-feira (4). A cerimônia foi por videoconferência com o governador Carlos Moisés (PSL) e todos os integrantes do colegiado.
Por RENAN MEDEIROS da SECOM
Florianópolis/SC
![]() |
Foto: CBMSC / DIVULGAÇÃO |
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Charles Alexandre Vieira, tomou posse no fim da tarde desta segunda-feira, 4, como presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, comitê que gerencia a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A solenidade de posse foi realizada por videoconferência com o governador Carlos Moisés e todos os integrantes do Colegiado.
"É um compromisso nosso fazer com que a Segurança Pública esteja nas mãos de quem entende. Nossos números mostram que está dando certo. Todos os órgãos de segurança de Santa Catarina são modelos para o país e é positivo para os catarinenses que estejam à frente da tomada de decisões", frisou o governador durante a solenidade.
![]() |
Foto: Peterson Paul / SECOM |
O novo presidente do Colegiado se disse preparado para liderar a gestão da pasta ao longo deste ano. O coronel Vieira defendeu a integração da Segurança Pública com os outros setores do Governo do Estado. "Diversos fatores impactam na violência e na criminalidade. A solução dos problemas estruturais permeia a atuação articulada e exitosa das demais políticas governamentais. Santa Catarina já se tornou referência nacional ao implantar um Colegiado", afirmou Vieira
Ele substitui Paulo Koerich, delegado-geral da Polícia Civil, que esteve na presidência durante o ano de 2020 e permanece como membro do Colegiado.
"Todos nós da Segurança Pública conseguimos atingir os objetivos que almejávamos mesmo com todas as adversidades enfrentadas em 2020. Alcançamos um valor inestimável que é a preservação de vidas", avaliou Koerich.
O ato também foi acompanhado pelo secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, perito-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Giovani Adriano, os subcomandantes-gerais do CBMSC e da PMSC, Ricardo José Steil e Marcelo Pontes, e a diretora do Colegiado, Luciana da Silva Pinto Maciel.
Mais de 30 anos dedicados ao Corpo de Bombeiros Militar
Natural de Florianópolis, o coronel Vieira tem mais de 30 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ele tinha 18 anos quando ingressou na corporação.
Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos (Faculdade Borges de Mendonça) e pós-graduado em Administração Pública (Udesc) e Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros (Unisul).
Além de assumir a presidência do Colegiado, o comandante-geral continua à frente do CBMSC, função que exerce desde junho de 2019.
Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial
Desde 2019, o colegiado formado pelos chefes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP) é responsável por gerir a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Eles se revezam na presidência do Colegiado a cada ano. Em 2019 e 2020 os presidentes foram o então comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, e o delegado-geral Paulo Koerich, respectivamente. Em 2022, assumirá o perito-geral do IGP.
A criação do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial foi uma das alterações do governador Carlos Moisés na reforma administrativa realizada em 2019.
De acordo com o governador, os órgãos de segurança e perícia têm amplo conhecimento das necessidades e desafios, por isso estão mais aptos para administrar a SSP sem a intermediação de um secretário. Desde então, Santa Catarina registra quedas consistentes em quase todos os principais índices de criminalidade.
Lages Diário
Postagens mais visitadas deste blog
Corpo do músico Guilherme Steffen é encontrado no Guará, em Lages
Músico havia sido visto pela última vez por volta das 13h30 da última quarta-feira (23). Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO Após quase uma semana de buscas, equipes do Corpo de Bombeiros de Lages juntamente com o binômio Joescley (bombeiro) e o cão Iron vindos de Xanxerê, e também da Polícia Civil que fez utilização de um drone encontraram nesta terça-feira, 29, o corpo do músico Guilherme Steffen, de 37 anos, na localidade do Guará, no interior de Lages, na Serra Catarinense. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se O músico estava desaparecido desde a última quarta-feira (23). Ele estava vindo de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul para Lages, onde passaria o Natal com a família. O carro dele foi encontrado no mesmo dia abandonado às margens da estrada do Guará, em Lages, mas sem os vestígios de Guilherme que era muito conhecido da noite lageana por se apresentar em diversos barzinhos da cidade. Ainda não se sabe qual é a causa da
Inscrições para cursos técnicos gratuitos no IFSC de Lages estão abertas
São 280 vagas em sete cursos no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na cidade. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Campus do IFSC em Lages. (Foto: Maurício Santos / AGÊNCIA LD) O ano começa com boas notícias para aqueles que querem se capacitar ou aprimorar o currículo, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para cursos técnicos concomitantes (para alunos que estejam cursando o ensino médio, mas concluído o 1º ano) e subsequentes (aqueles que já concluíram o ensino médio) em todo o Estado, entre elas, o campus de Lages , na Serra Catarinense, onde são 280 vagas em sete cursos. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Todos os sete cursos têm disponíveis 40 vagas, sendo cinco cursos concomitantes e dois cursos subsequentes, confira abaixo: Técnico concomitante em Informática para Internet (40 vagas) - vespertino Técnico concomitante em Administração (40 vagas) - vespert
Músico Guilherme Steffen continua desaparecido
Ele veio de Erechim/RS para Lages passar o Natal com a família, mas segue desaparecido desde o dia 23. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO O músico Guilherme Steffen, de 37 anos, conhecido por se apresentar em bares de Lages , na Serra Catarinense, segue desaparecido desde a última quarta-feira (23) quando foi visto pela última vez. Ele veio de Erechim, cidade do Norte do Rio Grande do Sul para Lages onde passaria o Natal juntamente com a família. O carro dele, um Fiat Grand Siena foi localizado na estrada da localidade do Guará, no interior de Lages, mas sem vestígios de Guilherme. ::: Receba as notícias de Lages e região no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Com o veículo encontrado, o Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos de busca pela região partindo do local de onde estava o veículo, mas sem lograr êxito no primeiro dia e, ontem, sábado (26) no segundo dia de buscas, também não o localizaram e cessaram às buscas ao final da tarde quando saíram infor
Comentários
Postar um comentário