Tragédia no Alto Vale: Corpo de Bombeiros reforça efetivo nesta semana
Cerca de 50 bombeiros atuam nos trabalhos de buscas por desaparecidos após a enxurrada da última semana que já causou a morte de 17 pessoas de Presidente Getúlio, além de outras três pessoas, duas delas de Rio do Sul e uma de Ibirama.
Da AGÊNCIA LD
Lages/SC
A partir desta terça-feira (22), o efetivo do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) que atua na força-tarefa em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí para os trabalhos de buscas por vítimas da enxurrada da última semana, ganhará um reforço de ao menos 56 bombeiros militares, que integram duas turmas de alunos do Curso de Formação de Sargentos, do Centro de Ensino Bombeiros Militar (CEBM), em Florianópolis. Serão 28 que irão nesta terça-feira e retornam no dia 24 e outros 28 que irão atuar entre os dias 25 e 27.
Desde o temporal da última quinta-feira (17) que vitimou até o momento 20 pessoas na região, sendo 17 em Presidente Getúlio, uma em Ibirama e outras duas em Rio do Sul, o Corpo de Bombeiros atua em força-tarefa em Presidente Getúlio com buscas que integram cerca de 50 bombeiros militares, de várias cidades do Estado, e contam com o apoio de cães que auxiliam nas buscas por vítimas em meio à lama e aos escombros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Corpo de Bombeiros, a intenção é que os trabalhos se estendam até que a última vítima seja encontrada. Até o momento, são 20 mortes confirmadas e uma continua desaparecida. (Ao final da matéria, confira os nomes das vítimas já identificadas).
De acordo com a corporação, desde o início dos trabalhos na quinta-feira (17) já foram empregados nos trabalhos em Presidente Getúlio, várias equipes de diversas áreas de dentro do Corpo de Bombeiros, confira:
- Três equipes de Forças-Tarefas do CBMSC: a 15, de Rio do Sul, a 03 de Blumenau e a 02 de Curitibanos;
- Helicóptero Arcanjo 03, do Batalhão de Operações Aéreas;
- Batalhão de Ajuda Humanitária;
- Dois caminhões, das cidades de Tubarão e Itajaí, com capacidade de cerca de 30 mil litros de água, para limpeza do local;
- Duas mini escavadeiras, das cidades de Xanxerê e Tijucas, para desobstrução de vias;
- Cinco binômios (bombeiro militar + cão de busca), das cidades de Blumenau, Brusque, São José, Xanxerê e Chapecó. Além disso, mais dois cinotécnicos também estão no local, para suporte. O soldado Josclei Tracz, condutor do cão Iron é veterinário e poderá auxiliar os animais caso seja necessário.
Além do Corpo de Bombeiros, o Lages Diário pode constatar que a forças-tarefas entre os municípios da região que auxiliam nos trabalhos de limpeza da cidade, sendo algumas delas de Pomerode, Pouso Redondo e Taió.
![]() |
Foto: Maurício Santos / AGÊNCIA LD |
Confira o nome das vítimas identificadas em Presidente Getúlio:
- Pâmela Tais Miranda, 19 anos, natural de Blumenau
- Francieli Hamm Wiese, 34 anos, natural de Ituporanga
- Ariel Wiese, 5 anos
- Vera Kloth, 48 anos, natural de Presidente Getúlio
- Alexia Correa do Nascimento, 19 anos, natural de Brusque
- Daniel Wiese, 44 anos, natural de Presidente Getúlio
- Dieter Wiese, 50 anos, natural de Presidente Getúlio
- Elsa Hilma Wiese, 82 anos, natural de Presidente Getúlio
- Lourdes Sehnem, 57 anos, natural de Presidente Getúlio
- Lino Leopoldo Sehnem, 89 anos, natural de Imaruí
- Andrei Rangel Bozan, 28 anos, natural de Presidente Getúlio
- Bruna Ruseler Bozan, 27 anos, natural de Presidente Getúlio
- Lucilla Sehnem, 83 anos, natural de Imaruí
- Alice Kloth, 78 anos, natural de Trombudo Central
Foram ainda encontrados nesta segunda-feira (21) outras três vítimas, sendo dois corpos femininos e um masculino, todos ainda sem identificação.
Vítimas em Rio do Sul e Ibirama
- Aldo Cava, 67 anos (Rio do Sul)
- Eduvina Vicentin, 79 anos (Rio do Sul)
- José Scaravonatto, 44 anos (Ibirama)
Lages Diário
Postagens mais visitadas deste blog
Corpo do músico Guilherme Steffen é encontrado no Guará, em Lages
Músico havia sido visto pela última vez por volta das 13h30 da última quarta-feira (23). Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO Após quase uma semana de buscas, equipes do Corpo de Bombeiros de Lages juntamente com o binômio Joescley (bombeiro) e o cão Iron vindos de Xanxerê, e também da Polícia Civil que fez utilização de um drone encontraram nesta terça-feira, 29, o corpo do músico Guilherme Steffen, de 37 anos, na localidade do Guará, no interior de Lages, na Serra Catarinense. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se O músico estava desaparecido desde a última quarta-feira (23). Ele estava vindo de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul para Lages, onde passaria o Natal com a família. O carro dele foi encontrado no mesmo dia abandonado às margens da estrada do Guará, em Lages, mas sem os vestígios de Guilherme que era muito conhecido da noite lageana por se apresentar em diversos barzinhos da cidade. Ainda não se sabe qual é a causa da
Inscrições para cursos técnicos gratuitos no IFSC de Lages estão abertas
São 280 vagas em sete cursos no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na cidade. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Campus do IFSC em Lages. (Foto: Maurício Santos / AGÊNCIA LD) O ano começa com boas notícias para aqueles que querem se capacitar ou aprimorar o currículo, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para cursos técnicos concomitantes (para alunos que estejam cursando o ensino médio, mas concluído o 1º ano) e subsequentes (aqueles que já concluíram o ensino médio) em todo o Estado, entre elas, o campus de Lages , na Serra Catarinense, onde são 280 vagas em sete cursos. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Todos os sete cursos têm disponíveis 40 vagas, sendo cinco cursos concomitantes e dois cursos subsequentes, confira abaixo: Técnico concomitante em Informática para Internet (40 vagas) - vespertino Técnico concomitante em Administração (40 vagas) - vespert
Comentários
Postar um comentário