Procon de Lages dá dicas aos consumidores para as compras de fim de ano
A primeira dica é estar atento aos preços e formas de pagamento, informações das embalagens e contratos.
Por ALINE TIVES da ASCOM PML
Lages/SC

Chegou uma das épocas mais esperadas do ano e uma das únicas datas festivas em que os consumidores vão às compras para presentear toda a família. Filhos, maridos, esposas, vovô e vovó, namorados, todos são lembrados. Os produtos mais cobiçados são roupas, brinquedos, calçados, acessórios, perfumes e cosméticos. Mas, antes de entrar na loja e abrir a carteira é preciso ter atenção para que o sonho de consumo não se torne pesadelo.
O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages dá algumas dicas para quem já começou as compras ou aqueles que sempre deixam para a última hora. De acordo com o diretor executivo, Julio Borba, a primeira dica é estar atento aos preços e formas de pagamento, informações das embalagens e contratos. “Ao passar no caixa em loja física, ou confirmar o pagamento em loja virtual, o consumidor deve conferir se o preço é igual ao anunciado. É dever do fornecedor cumprir o preço nas prateleiras e nos anúncios, conforme é o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor”, informa.
Nas compras com cheque ou cartão de crédito o estabelecimento comercial não é obrigado a aceitar. Contudo, caso não aceite, deve informar ao consumidor de forma clara e visível. E a soma do total a pagar deve ser apresentada com e sem o valor de financiamento. Conforme o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor, nas compras a prazo o fornecedor deve informar sobre o preço à vista e todas as taxas de juros e custos do contrato.
Embalagens e manuais deve ser em português com informações claras sobre as características do produto, garantia, prazo de validade e origem. O produto também não pode oferecer riscos, especialmente para crianças e idosos, precisando ter a idade indicativa e selo do Inmetro.
Troca de produtos
Uma das principais dúvidas dos consumidores é na hora de trocar o produto adquirido. “Se não apresentar defeitos, o fornecedor não é obrigado a trocá-lo, por isso importante sempre perguntar ao vendedor essa possibilidade e prazos para a troca”, orienta Júlio Borba. Se o produto vier com defeitos, o artigo 18 do Código diz que deve ser solucionado pelo fornecedor em 30 dias. Após essa data o consumidor escolhe, se quer substituir o produto por outro, cancelar a compra e pegar o dinheiro de volta, ou pedir um abatimento no preço e ficar com o produto. Se for produto essencial, como um fogão, por exemplo, a troca ou o dinheiro de volta deve ser feita de imediato.
Em caso de arrependimento em compras realizadas via internet, telefone ou catálogos, o consumidor pode desistir e pedir o dinheiro de volta no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto ou da assinatura do contrato, conforme dispõe o artigo 49 no Código de Defesa do Consumidor. O direito de arrependimento vale para qualquer produto ou serviço, mesmo sem defeito. Os custos da devolução são do vendedor.
O consumidor não precisa informar seus dados como CPF nas compras presenciais. Se algum dado for exigido, pode ser questionado. Somente é obrigatório nas compras pela internet para o preenchimento de notas fiscais eletrônicas. Outro motivo é ter a garantia de quem está comprando e evitar fraudes. Nas apólices de seguro também é permitida esta exigência.
Lages Diário
Postagens mais visitadas deste blog
Corpo do músico Guilherme Steffen é encontrado no Guará, em Lages
Músico havia sido visto pela última vez por volta das 13h30 da última quarta-feira (23). Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO Após quase uma semana de buscas, equipes do Corpo de Bombeiros de Lages juntamente com o binômio Joescley (bombeiro) e o cão Iron vindos de Xanxerê, e também da Polícia Civil que fez utilização de um drone encontraram nesta terça-feira, 29, o corpo do músico Guilherme Steffen, de 37 anos, na localidade do Guará, no interior de Lages, na Serra Catarinense. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se O músico estava desaparecido desde a última quarta-feira (23). Ele estava vindo de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul para Lages, onde passaria o Natal com a família. O carro dele foi encontrado no mesmo dia abandonado às margens da estrada do Guará, em Lages, mas sem os vestígios de Guilherme que era muito conhecido da noite lageana por se apresentar em diversos barzinhos da cidade. Ainda não se sabe qual é a causa da
Inscrições para cursos técnicos gratuitos no IFSC de Lages estão abertas
São 280 vagas em sete cursos no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na cidade. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Campus do IFSC em Lages. (Foto: Maurício Santos / AGÊNCIA LD) O ano começa com boas notícias para aqueles que querem se capacitar ou aprimorar o currículo, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para cursos técnicos concomitantes (para alunos que estejam cursando o ensino médio, mas concluído o 1º ano) e subsequentes (aqueles que já concluíram o ensino médio) em todo o Estado, entre elas, o campus de Lages , na Serra Catarinense, onde são 280 vagas em sete cursos. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Todos os sete cursos têm disponíveis 40 vagas, sendo cinco cursos concomitantes e dois cursos subsequentes, confira abaixo: Técnico concomitante em Informática para Internet (40 vagas) - vespertino Técnico concomitante em Administração (40 vagas) - vespert
Músico Guilherme Steffen continua desaparecido
Ele veio de Erechim/RS para Lages passar o Natal com a família, mas segue desaparecido desde o dia 23. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO O músico Guilherme Steffen, de 37 anos, conhecido por se apresentar em bares de Lages , na Serra Catarinense, segue desaparecido desde a última quarta-feira (23) quando foi visto pela última vez. Ele veio de Erechim, cidade do Norte do Rio Grande do Sul para Lages onde passaria o Natal juntamente com a família. O carro dele, um Fiat Grand Siena foi localizado na estrada da localidade do Guará, no interior de Lages, mas sem vestígios de Guilherme. ::: Receba as notícias de Lages e região no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Com o veículo encontrado, o Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos de busca pela região partindo do local de onde estava o veículo, mas sem lograr êxito no primeiro dia e, ontem, sábado (26) no segundo dia de buscas, também não o localizaram e cessaram às buscas ao final da tarde quando saíram infor
Comentários
Postar um comentário