Hospital Infantil Seara do Bem abre seis novos leitos de enfermaria/Covid para tratamento de pacientes adultos

Medida se fez necessária após os dois hospitais, Tereza Ramos e Nossa Senhora dos Prazeres, atingiram 100% de ocupação.
Não haverá contato destes pacientes com pacientes infantis internados na unidade. 


Lages/SC

Foto: Reprodução / Google Maps

Na manhã deste sábado, 5, representantes dos órgãos de saúde da Serra Catarinense se reuniram para buscar alternativas e estratégias de forma conjunta para o combate ao novo coronavírus após a taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria destinados à pacientes com Covid-19 alcançarem patamares altos. Em Lages, por exemplo, nesta sexta-feira (4) os dois hospitais Tereza Ramos (HTR) e Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) chegaram a 100% de ocupação na enfermaria/Covid e UTI/Covid, o que representa 113 leitos ocupados (46 UTI) e 67 (enfermaria). 


Com esse resultado, medidas foram necessárias em busca de ampliar a capacidade hospitalar em Lages que é referência em toda a região, e após conversas com a direção do Hospital Infantil Seara do Bem (HISB), o HISB disponibilizou seis leitos de enfermaria para atender pacientes adultos da Covid-19, em um setor separado dos demais.

"Essa ação não vai interferir na rotina de atendimentos da nossa unidade e que todos os protocolos de segurança serão seguidos rigorosamente para garantir a segurança dos demais internados e dos nossos profissionais"
- Éder Gonçalves, administrador do HISB

Além disso, a reunião tratou também do plano de contingência que prevê a reserva técnica de leitos clínicos dos demais hospitais da região, para casos confirmados e suspeitos. Segundo o secretário municipal de Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, três cidades da região contam com leitos disponíveis. 

"Se considerarmos os leitos dos hospitais de São Joaquim, Otacílio Costa e Bom Retiro, temos leitos habilitados que poderão receber pacientes da Covid"
- Claiton Camargo de Souza, secretário municipal de Saúde de Lages

Um ofício emitido pela Comissão Intergestora Regional (CIR) formalizando o acordo entre a Rede de Urgência e Emergência para o encaminhamento de pacientes de enfermaria Covid-19 para os seis leitos disponibilizados no HISB, e na eventualidade de Lages voltar a registrar 100% de ocupação dos leitos Covid-19, os pacientes poderão ser encaminhados para os demais hospitais da região.  
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Empresário Lucas De Zorzi morre em acidente no Cânion Espraiado em Urubici

Acidente entre carro e trator deixa três pessoas feridas em Palmeira