Confira os países que já estão vacinando; Brasil segue ainda sem uma data definida

Ao menos 15 países já iniciaram o processo de imunização de sua população, os mais recentes são México, Chile e a Costa Rica, que iniciaram a vacinação nesta quinta-feira (24).

Lages/SC

Foto: Dado Ruvic / REUTERS

A corrida pela vacina segue sendo a mais "alucinante" neste fim de ano, todos ávidos para que a normalidade volte muito em breve, ao menos 15 países já iniciaram a vacinação popular, entre eles, o Chile, o primeiro da América do Sul. Enquanto isso, o Brasil mesmo sendo o país que contou com voluntários em testes de quatro vacinas, segue sem data definida de quando começará de fato a imunização de sua população. 

Confira abaixo, os países que já iniciaram a vacinação de sua população com autorização emergencial ou definitiva através de órgãos regulamentares de cada país. 


Reino Unido e Estados Unidos

O Reino Unido foi o primeiro país do Ocidente a iniciar a vacinação de sua população no último dia 8 de dezembro. O imunizante aprovado para o uso emergencial foi desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech. 

Na sequência, a Pfizer conseguiu autorização também nos Estados Unidos e iniciou a vacinação cerca de uma semana após o Reino Unido, mais exatamente no dia 14 deste mês, mesmo dia que se iniciou a vacinação no país vizinho do Canadá. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No dia 21, o imunizante da Moderna também foi autorizada em solo americano. 

Suíça

Na Suíça, a vacinação iniciou ontem, quarta-feira (23) através do imunizante da Pfizer, porém, lá ela foi aprovada em sua plenitude, ou seja, não apenas o seu uso emergencial como foi no Reino Unido, Estados Unidos e o Canadá. 

Arábia Saudita

A imunização na Arábia Saudita começou no último dia 17, e o ministro da Saúde, Tawfiq Al Rabiah foi o primeiro imunizado do país. Os grupos de risco serão os primeiros na fila para a vacina Pfizer/BioNTech, incluindo trabalhadores da linha de frente, aqueles com mais de 65 anos e pessoas com doenças crônicas pré-existentes. 

Israel 

A partir do dia 27 de dezembro, a população de Israel será a próxima a ser vacinada também pelo imunizante da Pfizer/BioNTech, mas antes mesmo disso, no último dia 19, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu quis dar o exemplo e foi o primeiro a se vacinar.

China

O país de onde surgiu o primeiro caso conhecido da Covid-19 ainda no final de 2019, a China conta com dois imunizantes, sendo a Coronavac - produzida pela Sinovac e outro pela Sinopharm. No dia 19 de dezembro, a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) disse que mais de 1 milhão de pessoas já haviam sido vacinadas dentro da cláusula de uso emergencial. 

Rússia 

A vacina russa Sputnik V ainda não concluiu a fase 3 de testes, mas já iniciou a vacinação de profissionais de saúde no último dia 5 de dezembro. O imunizante produzido pelo Instituto Gamaleya foi aprovada na Rússia em agosto deste ano. 

Véspera de Natal foi de início de vacinação em ao menos quatro países

Ao menos quatro países iniciaram a imunização de suas populações nesta quinta-feira, 24, véspera de Natal, são elas: Sérvia, Chile, México e Costa Rica. 

Na Sérvia, a primeira-ministra Ana Brnabic foi a primeira a receber a vacina da Covid-19 produzida pela Pfizer/BioNTech. Cerca de 4.875 doses foram transportadas para o país. 

Três países latino-americanos se tornaram os primeiros a imunizar as suas populações nesta quinta-feira (24), são eles: México, Costa Rica e o Chile. 

No México, a enfermeira María Irene Ramirez, chefe da unidade intensiva do Hospital Geral do México, foi a primeira a receber a imunização no país produzida pela Pfizer/BioNTech. 

Já o Chile foi o primeiro da América do Sul a iniciar a imunização. As doses da Pfizer/BioNTech chegaram hoje e já começaram a ser aplicadas. A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica em enfermagem Zulema Riquelme.

O país caribenho da Costa Rica foi o terceiro país latino-americano a iniciar a vacinação e coincidentemente no mesmo dia que os dois primeiros, e no país a primeira pessoa a ser vacinada foi uma moradora de um lar de idosos, de 91 anos. As doses das vacinadas utilizadas na Costa Rica são da Pfizer/BioNTech. 

Catar, Bahrein e Kuwait são outros países que também já iniciaram a vacinação popular. 
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog