Argentina, Colômbia, Chile e Peru suspendem voos com o Reino Unido
Medida é para conter o avanço da nova variante do coronavírus.
Por RTP
Lisboa/POR
![]() |
Foto: LMMV / IOC / FIOCRUZ |
A Argentina, Colômbia, o Chile e Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu.



As medidas entram em vigor hoje (21) na Argentina, na Colômbia e no Peru, e na terça-feira (22) no Chile.
"O Governo Nacional decidiu a suspensão preventiva das entradas e das saídas dos voos com a Grã-Bretanha, à raiz da situação epidemiológica que esse país registra, após declarar a aparição de uma nova estirpe de covid-19", anunciou a Presidência da Argentina em nota.
A exceção, esclarece o executivo, é o voo 245 da companhia British Airways, previsto para chegar a Buenos Aires às 09:02 de hoje (12:02 em Lisboa). O voo já estava em pleno processo operacional em Londres quando a decisão argentina foi anunciada, de madrugada.
"Os passageiros e a tripulação deverão cumprir uma quarentena de sete dias, depois de atenderem aos requisitos exigidos para a entrada no país: um exame de PCR negativo e uma cobertura médica contra covid", destaca a nota.
Para a quarentena, o governo argentino montou uma operação especial para controlar a chegada dos passageiros e da tripulação do voo, assim como a deslocação aos lugares onde ficarão isolados.
"O Departamento Nacional de Migrações avisará as jurisdições nas quais passageiros e tripulantes ficarão para o estrito controle do isolamento obrigatório", explica.
A cidade de Buenos Aires, depois de meses em queda de contágios, voltou a registrar um ligeiro aumento que, segundo as autoridades, não significa uma nova curva de contágios.
Para o anúncio de suspensão dos voos da Colômbia com o Reino Unido, o próprio presidente, Iván Duque, falou à população e foi ainda mais abrangente do que a Argentina: qualquer passageiro que tenha estado no Reino Unido e que tenha entrado na Colômbia nos últimos oito dias ficará em isolamento por duas semanas.
"Essas pessoas serão notificadas, a partir da informação migratória que possuímos. Peço-lhes que, ao receberem esta informação, entendam a importância de ficar em isolamento por 14 dias", frisou o presidente, acrescentando que aqueles que tenham estado no Reino Unido até entre nove e 14 dias serão contactados para um seguimento sobre algum sintoma.
"Essas medidas são uma prevenção. Não são para gerar nem pânico nem uma preocupação", insistiu Iván Duque.
O Chile também anunciou a suspensão dos voos diretos, mas a partir desta terça-feira (22). Além disso, qualquer estrangeiro não residente que tenha estado no Reino Unido nas últimas duas semanas será proibido de entrar no país, venha o voo de onde vier.
Aqueles que já entraram no Chile, mas que estiveram no Reino Unido nas últimas duas semanas, serão obrigados a cumprir uma quarentena de 14 dias.
O Chile vivia uma contínua queda de contágios até que um novo aumento de casos foi detectado há duas semanas, quando a região metropolitana de Santiago voltou à quarentena durante os fins de semana.
O Peru também fechou a fronteira aérea com o Reino Unido. "Como medida preventiva, não autorizaremos voos diretos ou com escala no Reino Unido até novo aviso", informou o Ministério dos Transportes e Comunicações.
O Peru tinha restabelecido a chegada de voos originários da Europa em 15 de dezembro, mas nenhum procedente do Reino Unido, sublinhou o governo peruano.
As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.
Os 27 países da União Europeia (UE) reúnem-se hoje (21), ao mais alto nível político, para coordenar respostas à nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido, numa reunião de emergência convocada pela presidência alemã do Conselho.
Da reunião deverá resultar uma abordagem coordenada à nova variante do coronavírus que provoca a covid-19, numa altura em que os Estados-membros equacionam medidas como a suspensão de viagens com o Reino Unido ou a introdução da obrigatoriedade de realização de testes para quem chega do país.
Alguns países já anunciaram medidas, entre os quais Portugal, que decretou, a partir de hoje (21), restrições à entrada de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, permitindo apenas a entrada de cidadãos nacionais ou legalmente residentes no país.
Outros Estados-membros como Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Áustria, França e Bulgária adotaram medidas restritivas semelhantes, como a suspensão de viagens aéreas ou ferroviárias.
Postagens mais visitadas deste blog
Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019
Das 32 inscritas, 16 passaram por uma seletiva realizada nesta quarta-feira (20) e irão para a grande final do concurso na próxima quarta-feira, dia 27, no Teatro Marajoara. Por LD , em Lages/SC 📷 Candidatas a Rainha e Princesas da Festa Nacional do Pinhão 2019. (Foto: Nilton Wolff / Divulgação) Na tarde desta quarta-feira (20) faltando uma semana para a realização do concurso de escolha da rainha e princesas da 31ª Festa Nacional do Pinhão, ocorreu no Teatro Marajoara, a triagem seletiva para definir as 16 finalistas das 32 candidatas que se inscreveram para o concurso. As 16 escolhidas voltam na noite da próxima quarta-feira para definir a nova realeza de um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. ::: Siga o LD no Instagram Foi uma tarde de muita ansiedade, aprendizado e apreensão para as 32 candidatas, afinal, é a realização de um sonho se tornar rainha ou princesa de um evento do porte da Festa do Pinhão, e infelizmente, para 16 delas, o sonho ter
Empresário Lucas De Zorzi morre em acidente no Cânion Espraiado em Urubici
Ele e um colega estavam escalando um paredão, quando uma pedra de grande porte deslizou e atingiu a cabeça de Lucas que não resistiu e veio a óbito no local. Da AGÊNCIA LD , Lages/SC Além de empresário, Lucas De Zorzi também amava esportes de aventura, escalada era uma delas. (Foto; Reprodução / Instagram) O empresário e alpinista, Lucas De Zorzi, morreu neste domingo (11), após sofrer um acidente enquanto escalava um paredão no Cânion Espraiado, no interior de Urubici , na Serra Catarinense. Ele estava escalando um paredão juntamente com um colega, quando uma pedra de grande porte se desprendeu e o atingiu na região da cabeça, vindo a óbito no local. O helicóptero Águia 04 da 5ª Base de Aviação da Polícia Militar foi acionada para realizar o resgate dele e do colega. ::: Águia 04 da PM auxilia no resgate de adolescente após queda de cavalo Segundo a assessoria da 5ª Base de Aviação da PM, o Águia 04 se deslocou até o local, onde os tripulantes constataram a natureza da ocorrênci
Acidente entre carro e trator deixa três pessoas feridas em Palmeira
Quando o resgate chegou, o trator não se encontrava mais no local. Por LD , Lages/SC 📷 Corpo de Bombeiros / Divulgação Três pessoas ficaram feridas após uma colisão envolvendo um carro e um trator na SC-114, em Palmeira, na Serra Catarinense, na noite deste domingo (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, as guarnições de Otacílio Costa, município vizinho à Palmeira, foram acionadas por volta das 18h35 na rodovia na altura do km-109 para atender a ocorrência de acidente de trânsito. Chegando ao local se depararam com o referido veículo um Fiat Bravo e com o condutor do referido veículo de iniciais F.R.O. de 40 anos, caminhando já do lado de fora do veículo. Uma mulher que estava no banco do carona foi conduzida pelo Samu de Otacílio Costa. Já uma outra ocupante, de iniciais L.A.S. de 31 anos, foi conduzida pelos Bombeiros até o HNSP, em Lages, com suspeita de traumatismo craniano encefálico, suspeitas de fratura no fêmur e nas costelas do l
Comentários
Postar um comentário