4 dicas para consumir açúcar de forma equilibrada
Nutricionista orienta
para dar atenção ao consumo de alimentos ultraprocessados.
DINA CLEISE DE FREITAS, ESPECIAL
Florianópolis/SC
![]() |
Foto: Bruno Germany / Pixabay |
Comer um docinho é gostoso, ainda mais quando o sabor nos remete a boas lembranças. Entretanto, é muito importante dar atenção à quantidade consumida, especialmente em relação às fontes alimentares. "O consumo excessivo de açúcar está relacionado com o surgimento das doenças crônicas não-transmissíveis, como obesidade e diabetes, e o exagero acontece principalmente pelo consumo de alimentos ultraprocessados, com alta quantidade de açúcar 'escondido', ou seja, refrigerantes e demais bebidas açucaradas, biscoitos, chocolates, balas e outras guloseimas", alerta a nutricionista Mirela Christmann, que integra o Programa SUA Saúde, iniciativa da Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) de incentivo à qualidade de vida e à promoção da medicina preventiva.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar no mundo. Em 2014, foram em torno de 12 milhões de toneladas consumidas. Além disso, os brasileiros consomem 16,3% de açúcar diariamente, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 10% das calorias consumidas em um dia. A recomendação da OMS engloba todo tipo de açúcar, desde aquele adicionado nas preparações culinárias ou bebidas até os alimentos.
A seguir, a nutricionista elenca 4 dicas para consumir açúcar de forma equilibrada no seu dia a dia conforme orientações da cartilha “O açúcar que você não vê”, do IDEC:
1 - Leia os rótulos dos alimentos processados e ultraprocessados. Na lista de ingredientes, o açúcar poderá estar descrito de diversas formas diferentes: açúcar cristal/bruto/branco/refinado/mascavo/de confeiteiro, açúcar invertido, mel, melaço/melado, caldo de cana, glicose, glucose/glucose de milho, frutose, sacarose, dextrose, maltose, xarope de milho, xarope de malte, maltodextrina e néctar. Dê preferência para aqueles alimentos que não contenham ou que esses ingredientes estejam entre os últimos da lista. Lembre-se de que a lista de ingredientes é em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que mais está presente no alimento.
2- Reduza o consumo de açúcares aos poucos. Muitos fatores estão envolvidos na adaptação do paladar aos sabores. Por isso, retire aos poucos o açúcar adicionado ao café, chá ou sucos naturais, bem como os alimentos processados e ultraprocessados com grande quantidade de açúcar.
3- Adoçantes nem sempre são uma boa opção. Os adoçantes, por possuírem o sabor doce, poderão não contribuir com a diminuição do consumo de açúcares, pois você continuará estimulando seu paladar para esse sabor.
4- Sinta o sabor verdadeiro dos alimentos. Muitos alimentos in natura ou minimamente processados são doces por natureza e na medida certa, como as frutas e alguns legumes. Quando você aprende o verdadeiro sabor dos alimentos, a chance de consumir açúcar na medida adequada é maior.
Lages Diário
Postagens mais visitadas deste blog
Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019
Das 32 inscritas, 16 passaram por uma seletiva realizada nesta quarta-feira (20) e irão para a grande final do concurso na próxima quarta-feira, dia 27, no Teatro Marajoara. Por LD , em Lages/SC 📷 Candidatas a Rainha e Princesas da Festa Nacional do Pinhão 2019. (Foto: Nilton Wolff / Divulgação) Na tarde desta quarta-feira (20) faltando uma semana para a realização do concurso de escolha da rainha e princesas da 31ª Festa Nacional do Pinhão, ocorreu no Teatro Marajoara, a triagem seletiva para definir as 16 finalistas das 32 candidatas que se inscreveram para o concurso. As 16 escolhidas voltam na noite da próxima quarta-feira para definir a nova realeza de um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. ::: Siga o LD no Instagram Foi uma tarde de muita ansiedade, aprendizado e apreensão para as 32 candidatas, afinal, é a realização de um sonho se tornar rainha ou princesa de um evento do porte da Festa do Pinhão, e infelizmente, para 16 delas, o sonho ter
Empresário Lucas De Zorzi morre em acidente no Cânion Espraiado em Urubici
Ele e um colega estavam escalando um paredão, quando uma pedra de grande porte deslizou e atingiu a cabeça de Lucas que não resistiu e veio a óbito no local. Da AGÊNCIA LD , Lages/SC Além de empresário, Lucas De Zorzi também amava esportes de aventura, escalada era uma delas. (Foto; Reprodução / Instagram) O empresário e alpinista, Lucas De Zorzi, morreu neste domingo (11), após sofrer um acidente enquanto escalava um paredão no Cânion Espraiado, no interior de Urubici , na Serra Catarinense. Ele estava escalando um paredão juntamente com um colega, quando uma pedra de grande porte se desprendeu e o atingiu na região da cabeça, vindo a óbito no local. O helicóptero Águia 04 da 5ª Base de Aviação da Polícia Militar foi acionada para realizar o resgate dele e do colega. ::: Águia 04 da PM auxilia no resgate de adolescente após queda de cavalo Segundo a assessoria da 5ª Base de Aviação da PM, o Águia 04 se deslocou até o local, onde os tripulantes constataram a natureza da ocorrênci
Acidente entre carro e trator deixa três pessoas feridas em Palmeira
Quando o resgate chegou, o trator não se encontrava mais no local. Por LD , Lages/SC 📷 Corpo de Bombeiros / Divulgação Três pessoas ficaram feridas após uma colisão envolvendo um carro e um trator na SC-114, em Palmeira, na Serra Catarinense, na noite deste domingo (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, as guarnições de Otacílio Costa, município vizinho à Palmeira, foram acionadas por volta das 18h35 na rodovia na altura do km-109 para atender a ocorrência de acidente de trânsito. Chegando ao local se depararam com o referido veículo um Fiat Bravo e com o condutor do referido veículo de iniciais F.R.O. de 40 anos, caminhando já do lado de fora do veículo. Uma mulher que estava no banco do carona foi conduzida pelo Samu de Otacílio Costa. Já uma outra ocupante, de iniciais L.A.S. de 31 anos, foi conduzida pelos Bombeiros até o HNSP, em Lages, com suspeita de traumatismo craniano encefálico, suspeitas de fratura no fêmur e nas costelas do l
Comentários
Postar um comentário