Sancionada lei que institui a campanha Dezembro Verde de combate ao abandono de animais em Lages
O objetivo é
conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, passível de
punição legal, além de ser um ato cruel, que pode condenar o animal abandonado
à morte.
Por ALINE TIVES da ASCOM PML
Lages/SC
Por ALINE TIVES da ASCOM PML
Lages/SC
![]() |
Foto: Toninho Vieira / ASCOM PML |
O prefeito Antonio Ceron sancionou, após aprovação da Câmara de Vereadores, a Lei n° 4463, de 9 de novembro de 2020, que institui a Campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais no Município de Lages. O objetivo é conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, passível de punição legal, além de ser um ato cruel, que pode condenar o animal abandonado à morte.
A campanha deverá ser realizada anualmente, no mês de dezembro, época em que o número de casos de abandono de animais aumenta em razão da proximidade das férias. Este ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, cuja situação se mostra cada vez mais preocupante na região, não será possível realizar ações voltadas ao público. “Desde 2017 o município fomenta sobre o bem-estar animal, pois é um tema de grande repercussão e relevância. São feitas palestras em eventos, em escolas municipais, estaduais e particulares sobre os cuidados com eles e o não ao abandono”, comenta a assessora de governo a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Aracelli Hammann.
Nas campanhas de adoções conscientes de animais realizadas periodicamente no Município, o candidato precisa assinar um termo de responsabilidade de que irá cuidar adequadamente do animal e não o abandonar. Os animais adotados também são microchipados com informações do novo proprietário. “O índice de abandono de animais que foram adotados no nosso município é mínimo. A cada cem animais encontrados nas ruas, apenas um conta com um microchip. Então, constatamos que as pessoas que adotam estão respeitando e entendendo que quando levam o animal para casa, ele fará parte da família”, enfatiza Aracelli.
Entre os maiores desafios, estão em mudar os hábitos e conscientizar a população sobre os cuidados com os animais. “Os desafios partem primeiro da cultura que ainda existe de que animais são "coisas", "objetos". Mudar paradigmas é mais complicado. A questão histórica também é bastante impregnada, aí que vem o papel do Estado, pois os animais são tutelados por eles, é preciso fomentar sobre guarda-responsável, o bem-trato para com eles e sensibilização para o bem comum. Porém estamos avançando bem no quesito de proteção a esses animais”, destaca a assessora.
Medidas legais são tomadas em casos de maus tratos
Quando a Gerência de Proteção Animal de Lages constata que realmente os animais estão em situação de maus tratos, eles são resgatados e realizados os procedimentos legais. Este ano contou com uma grande conquista, que foi a aprovação da Lei Sansão, que aumenta a pena para os crimes de maus tratos contra cães e gatos.
A Lei Federal n° 1.095/2019 foi sancionada no dia 29 de setembro de 2020. O texto altera a lei de crimes ambientais, que prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa para crimes contra todos os animais. O novo dispositivo prevê prisão de dois a cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda para quem maltratar, ferir, abusar ou mutilar cães e gatos, especificamente.
A Lei foi originada após o caso do cão Sansão, que perdeu as duas pernas traseiras devido a maus-tratos, ter sido remetido para a Justiça Comum Criminal. Sansão, um cão de raça pitbull, foi amordaçado com arame farpado no focinho e teve suas pernas traseiras decepadas. O caso gerou manifestações em favor de normas mais severas contra atos cruéis a animais.
Lages Diário
Postagens mais visitadas deste blog
Corpo do músico Guilherme Steffen é encontrado no Guará, em Lages
Músico havia sido visto pela última vez por volta das 13h30 da última quarta-feira (23). Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO Após quase uma semana de buscas, equipes do Corpo de Bombeiros de Lages juntamente com o binômio Joescley (bombeiro) e o cão Iron vindos de Xanxerê, e também da Polícia Civil que fez utilização de um drone encontraram nesta terça-feira, 29, o corpo do músico Guilherme Steffen, de 37 anos, na localidade do Guará, no interior de Lages, na Serra Catarinense. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se O músico estava desaparecido desde a última quarta-feira (23). Ele estava vindo de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul para Lages, onde passaria o Natal com a família. O carro dele foi encontrado no mesmo dia abandonado às margens da estrada do Guará, em Lages, mas sem os vestígios de Guilherme que era muito conhecido da noite lageana por se apresentar em diversos barzinhos da cidade. Ainda não se sabe qual é a causa da
Inscrições para cursos técnicos gratuitos no IFSC de Lages estão abertas
São 280 vagas em sete cursos no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na cidade. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Campus do IFSC em Lages. (Foto: Maurício Santos / AGÊNCIA LD) O ano começa com boas notícias para aqueles que querem se capacitar ou aprimorar o currículo, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para cursos técnicos concomitantes (para alunos que estejam cursando o ensino médio, mas concluído o 1º ano) e subsequentes (aqueles que já concluíram o ensino médio) em todo o Estado, entre elas, o campus de Lages , na Serra Catarinense, onde são 280 vagas em sete cursos. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro. :::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Todos os sete cursos têm disponíveis 40 vagas, sendo cinco cursos concomitantes e dois cursos subsequentes, confira abaixo: Técnico concomitante em Informática para Internet (40 vagas) - vespertino Técnico concomitante em Administração (40 vagas) - vespert
Músico Guilherme Steffen continua desaparecido
Ele veio de Erechim/RS para Lages passar o Natal com a família, mas segue desaparecido desde o dia 23. Da AGÊNCIA LD Lages/SC Foto: Arquivo Pessoal / DIVULGAÇÃO O músico Guilherme Steffen, de 37 anos, conhecido por se apresentar em bares de Lages , na Serra Catarinense, segue desaparecido desde a última quarta-feira (23) quando foi visto pela última vez. Ele veio de Erechim, cidade do Norte do Rio Grande do Sul para Lages onde passaria o Natal juntamente com a família. O carro dele, um Fiat Grand Siena foi localizado na estrada da localidade do Guará, no interior de Lages, mas sem vestígios de Guilherme. ::: Receba as notícias de Lages e região no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se Com o veículo encontrado, o Corpo de Bombeiros iniciou os trabalhos de busca pela região partindo do local de onde estava o veículo, mas sem lograr êxito no primeiro dia e, ontem, sábado (26) no segundo dia de buscas, também não o localizaram e cessaram às buscas ao final da tarde quando saíram infor
Comentários
Postar um comentário