Neste domingo (1º) passa a valer resolução que proíbe radares escondidos

Os radares móveis também terão mais restrições.
 
Da AGÊNCIA LD
Lages/SC

Radar na BR-282, em Lages. (Foto: Maurício Santos / Agência LD)

Começou a valer a partir deste domingo (1º), as regras publicadas na Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), que proíbe a instalação de equipamentos fiscalizadores de velocidade, os famosos radares, em locais que fiquem longe do alcance da visão dos motoristas, como atrás de árvores, postes, marquises, placas ou qualquer outro obstáculo que impeça a visão destes equipamentos pelo condutor.

::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se
 
A resolução também trata da importância de melhorar a sinalização das vias fiscalizadas por estes equipamentos. A sinalização precisa ser gradual e alertar o motorista para reduzir a velocidade.
 
Os órgãos reguladores terão até 12 meses para adequar os radares fixos às novas regras.

::: Inscreva-se e receba as notícias no seu e-mail
 
Mais restrições aos radares móveis
 
Os radares móveis deverão ser utilizados apenas nas vias urbanas e rodoviárias onde a velocidade máxima permitida for igual ou superior a 60 km/h. Já nas vias rurais, só poderão ser utilizados quando a velocidade máxima for igual ou superior a 80 km/h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os equipamentos só poderão ser utilizados por agentes ou autoridades de trânsito devidamente uniformizados em locais que as infrações sejam recorrentes ou tenham histórico de acidentes graves, e não poderão, estar escondidos. 
 
Diferentemente dos radares fixos, os radares móveis ou portáteis já devem obedecer às novas normas, a partir deste domingo (1º). 
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’