Mapa/Rádio Mix: na margem de erro Carmen e Ceron estão empatados em 1º; Lucas empata com Ceron em 2º

Pesquisa, a única que pode ser divulgada em Lages após batalha na Justiça Eleitoral ouviu 504 pessoas por telefone entre os dias 12 e 13 de novembro e tem margem de erro de 4,4% para mais ou para menos.
 
Por MAURÍCIO SANTOS da AGÊNCIA LD
Lages/SC

Foto: Instituto Mapa/Rádio Mix / Divugação


Após uma batalha na Justiça Eleitoral que se arrastou ao longo da semana e só teve um desfecho no fim da noite desta sexta-feira (13), pode ser divulgada no início da madrugada deste sábado (14) a única pesquisa com as intenções de voto para prefeito em Lages, e o resultado mostra um empate técnico, dentro da margem de erro, entre dois candidatos na primeira colocação e também empate técnico entre dois candidatos na segunda colocação. A pesquisa foi contratada pela Rádio Mix 89,9 FM, do empresário e comunicador Ricardo Córdova, e foi realizada pelo Instituto Mapa com quase 30 anos de experiência em coleta de dados em pesquisas eleitorais.

::: Receba as notícias em seu WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se
 
Na pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos a prefeito (a) são apresentados aos eleitores, Carmen Zanotto (Cidadania) aparece com 32% das intenções de voto, considerando a margem de erro que é de 4,4%, pode ter entre 28% e 36%. Antonio Ceron (PSD) aparece em seguida com 28%, podendo ter entre 24% e 32%, ou seja, Carmen e Ceron estão empatados tecnicamente em primeiro lugar dentro da margem de erro.

::: Mais sobre Eleições 2020
 
Lucas Neves (PSL) aparece na terceira colocação com 21% pela margem de erro pode ter entre 17% e 25%, ou seja, Ceron e Lucas Neves estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
 
Os três demais candidatos não somam dois dígitos, sendo que: Professor Cleimon (PT) aparece com 4%. Seguido de Professor Ed (PSOL) que tem 3% e Airton Amaral (Patriota) tem 2% das intenções de voto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A pesquisa ainda aponta que 7% dos eleitores declararam que vão votar branco ou nulo neste domingo (15) e outros 3% não souberam informar em qual candidato irão votar.
 
Conclusão considerando apenas votos válidos:
 
Segundo o Instituto Mapa/Rádio Mix, se a eleição fosse hoje e considerando apenas os votos válidos, Carmen Zanotto teria na faixa de 36% e Antonio Ceron 31%, portanto empatados tecnicamente de acordo com a margem de erro. Seguidos de Lucas Neves com 24%; Professor Cleimon com 4%; Professor Ed com 3% e Airton Amaral com 2%.

Foto: Instituto Mapa / Rádio Mix / Divulgação


Mudança de posicionamento
 
Os eleitores foram questionados se teriam a intenção de mudar de posicionamento quanto as suas declarações de voto, 83% afirmaram que é definitivo, ou seja, não vão mudar, enquanto 13% dizem que podem ainda mudar a sua intenção de voto atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Rejeição
 
O Instituto Mapa/Rádio Mix também levantou o índice de rejeição dos candidatos junto aos entrevistados, ou seja, em qual dos candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum. Antonio Ceron aparece com índice de rejeição de 30%. Carmen Zanotto aparece com 12% de rejeição. Pela análise do Instituto Mapa/Rádio Mix, considerando as aferições de intenção de voto, índice de rejeição e nível de definição de voto, o cenário eleitoral de Lages tende na reta final a uma polarização entre Carmen Zanotto e Antonio Ceron, na dependência de uma possível corrida de voto útil. Portanto o retrato eleitoral é de indefinição sobre quem será o prefeito de Lages.

Foto: Instituto Mapa/Rádio Mix / Divulgação


Mais sobre a Pesquisa
 
Contratada: Mapa Marketing e Participações Ltda.
Contratante: RC7 Serviços de Comunicações Informações Ltda/Rádio Mix
Metodologia: pesquisa quantitativa, por amostragem. 
Técnica de coleta de dados: entrevistas telefônicas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares (sistema URA - Unidade de Resposta Audível - reversa), com base em questionário estruturado. 
Universo: eleitores com 16 anos ou mais de idade no município de Lages.
Técnica amostral: aleatória, estratificada por conjunto e bairros do município, seguindo-se pela segmentação por cotas amostrais proporcionais ao universo, tendo como fonte de dados o TSE 2020 e Censo IBGE 2010. 
Entrevistados: 504 eleitores
Início e término da pesquisa: 12 e 13 de novembro de 2020
Margem de erro: 4,4 pontos percentuais (p.p) para +/-.
Taxa de Confiabilidade: 95% 
Registro no TSE: SC – 01871/2020
  
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Empresário Lucas De Zorzi morre em acidente no Cânion Espraiado em Urubici