“Lockdown” é escolhida a palavra do ano pelo dicionário Collins

Palavra ficou relacionado como sendo a medida mais restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo para limitar a disseminação do novo coronavírus.  
 
Da AGÊNCIA LD
Lages/SC



Anúncio da palavra do ano através das redes sociais do Dicionário Collins.
 (Foto: Reprodução / Twitter)
E vai ter um novo “Lockdown”! Mas calma, dessa vez, ele aparecerá como a palavra do ano 2020 no dicionário Collins, que registrou mais de 250 mil usos do termo neste ano, contra apenas quatro mil no ano passado.
 
A palavra em inglês, que pode ser traduzida por “confinamento”, neste ano significou como sendo a medida mais restritiva adotada por vários governos, inclusive de estados e municípios aqui do Brasil, para limitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), por aqui foi usada como a mais rigorosa medida com restrição de circulação de pessoas e de fechamento de comércios e serviços.

::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se
 
“Escolhemos ‘lockdown’ como a palavra do ano porque resume uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas que tiveram que restringir seu cotidiano para deter o vírus”, explica a consultora de conteúdo linguístico do Collins, Helen Newstead.

Outras palavras

A sigla “BLM”, que se refere ao movimento americano “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) também teve destaque no dicionário Collins.
 
Assim como os termos “TikToker” (produtor de conteúdo na plataforma TikTok e “mukbang”, um fenômeno originário da Coreia do Sul que consiste em se filmar comendo grandes quantidades enquanto interage com seus seguidores.
 
A lista ainda conta com o termo “Megxit”, contração de Meghan” e “exit” (saída), uma alusão ao Brexit para se referir à saída do Príncipe Harry e sua esposa Meghan da família real britânica, anunciada em janeiro.
 
E para você, qual palavra resume 2020? Deixe sua resposta nos comentários. 
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’