Hoje, 1º de novembro é Dia de Todos os Santos, saiba a origem desta data

Data é celebrada em honra a todos os santos e mártires conhecidos ou não.
 
Da AGÊNCIA LD
Lages/SC

Todos os Santos, uma pintura de Fra Angelico. 

Como em todos os anos, o dia 1º de novembro é conhecido por ser a data que celebra-se o Dia de Todos os Santos, mas você sabe qual a origem desta data? O Lages Diário traz essas e outras curiosidades sobre essa data.
 
A origem
 
O Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Essa é festa celebrada pelos crentes de muitas das igrejas do cristianismo, por terem assimilado do paganismo.

::: Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui e inscreva-se
 
A comemoração regular remonta a 13 de maio de 609 ou 610, quando o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (templo romano em honra a todos os deuses), a Maria e a todos os mártires. Mas foi somente no papado de Gregório III (731-741) é que a data foi mudada para novembro, não se sabe ao certo, o por quê da decisão, mas acredita-se que a mudança foi pelo fato de haver um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra.
 
Quase 100 anos depois, o Papa Gregório IV, em 835 declarou o Dia de Todos os Santos como uma festa universal.
 
Relação com Dia de Finados
 
Segundo estudiosos, o Dia de Todos os Santos também tem relação com o Dia de Finados e com a festa de Samhain, ligado a cultura celta. No antigo costume celta, se supunha que os mortos vinham à terra visitar seus familiares na noite do dia 31 de outubro e por isso, a origem das fantasias, abóboras iluminadas  e as caveiras, que tinham o intuito de afastar os visitantes do além. Com a proximidade dos celtas com o cristianismo, a Igreja Católica resolveu “cristianilizar” essas práticas pagãs, criando a festa de Todos os Santos, que serviria para espantar os maus espíritos para purificar o ambiente e celebrar tanto essa data quanto o Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro, de forma pura e livre dos espíritos maus.
 
Variações dentro da própria Igreja
 
O Dia de Todos os Santos é celebrada pela maioria das igrejas cristãs no dia 1º de novembro, mas a igreja Ortodoxa e a Católica Oriental celebram a data em dias diferentes, confira:
 
Igreja Católica: 1º de novembro
Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Oriental: primeiro domingo depois do Pentecostes
Igreja Anglicana: 1º de novembro
Igreja Luterana: 1º de novembro 
Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’