Cinco dicas para manter o cabelo saudável no Verão

Na temporada de sol, praia e piscina, especialista sugere evitar a chapinha e apostar nos acessórios certos para preservar os fios.

Por VICTÓRIA GIROTTO da OFICINA DAS PALAVRAS
Itajaí/SC

Foto: Divulgação

beach hair que tanto conhecemos e amamos costuma funcionar mais na teoria do que na prática. Enquanto o cabelo de praia é conhecido pelo ondulado natural com um belíssimo dourado nas pontas, na realidade o resultado muitas vezes são fios secos e nada saudáveis. Isso porque com a chegada do Verão (21/12) e da temporada de sol, praia e piscina, quando não cuidado, o cabelo pode não suportar a alta temperatura, o sal e o cloro, e apresentar sérias danificações. Mas, não se preocupe. Para te ajudar a curtir a próxima estação sem nenhum estresse, com o cabelo em dia e ainda abusando de acessórios cheios de estilo, a cabeleireira Mariana Luiza de Jesus, de Balneário Camboriú (SC), separou cinco dicas infalíveis e práticas para aplicar no dia a dia. Seguindo as orientações abaixo, o beach hair para arrasar nas férias, digno de fotos nas redes sociais, totalmente natural e sem perder os fios saudáveis, será mais fácil do que parece. Confira:
 
1 - A hidratação deve começar antes das férias
 
Já está com o roteiro de férias pronto? Se você vai ficar na piscina, ir para praia, clube, cachoeira, ou até mesmo para andar na rua em dia de sol forte, é preciso adotar alguns cuidados antes mesmo do início da programação. A hidratação dos cabelos é importante durante todo o ano, mas ganha ainda mais relevância nessa época. Se em outras estações o indicado é hidratar pelo menos uma vez por mês, no Verão a orientação é realizar o processo uma vez por semana. Opte por cremes de marcas que você confie e que sejam próprios para o seu tipo de cabelo. Quanto mais hidratado os fios estiverem, mais fortes ficarão para suportar com sucesso o calor de 40ºC. Não perca mais tempo e comece agora!
 
2 - Proteção solar para os cabelos
 
O protetor solar de corpo e rosto já é um hábito reforçado anualmente no início do Verão, mas você sabia que o cabelo também precisa desse cuidado? Quando não protegidos, os raios UVA e UVB podem estimular a perda da queratina, destruir e oxidar os fios. Em uma situação mais grave, podem até queimar e descascar o couro cabelo. Para fugir disso, há no mercado diversos produtos que oferecem proteção solar especifica para cabelos. Prefira os sem enxágue, que podem permanecer em contato com os fios por mais tempo.
 
3 - Assuma o cabelo natural
 
O uso excessivo de secadores de cabelo, chapinha e babyliss durante o ano já é um veneno para os cabelos, mas se torna ainda mais perigoso no Verão. Unir o ressecamento natural causado pela estação com o calor desses equipamentos é terminar a temporada com um cabelo pedindo socorro. Que tal guardar tudo isso na gaveta e assumir os fios naturais? Mantendo a hidratação em dia será fácil conquistar um cabelo saudável, sem frizz e naturalmente lindo. Para o “bad hair day”, opte por cremes de finalização ou acessórios, que além de deixar os fios rebeldes no lugar, ainda dão aquele up no visual.
 
4 - Acessórios são tudo de bom, mas saiba escolher
 
E por falar em acessórios, quando chega o calor de 40ºC tudo que queremos é manter o cabelo preso e deixar o pescoço livre. Mas, é preciso ter cuidado na escolha desses produtos. Abusar dos tradicionais elásticos de cabelo pode quebrar os fios, principalmente quando estão molhados. Para cumprir esse papel, a Ária é uma excelente opção. Esse acessório de cabelo é capaz de prender todos os tipos de fios, dos menos aos mais volumosos, cacheados, ondulados e lisos, garantindo segurança e praticidade sem danificá-los. Além disso, o design é cheio de estilo, com cores que são a cara do Verão e podem ser usadas na praia, no shopping, no barzinho, em qualquer lugar. Entregando praticidade para manuseá-la a Ária ajuda a trazer mais conforto nos dias de calor, em que acabamos sentindo vontade de prender parte do cabelo. Ou nos dias mais frescos, fazer um charme colocando a franja para o lado com diversas Árias coloridas. E não precisa se preocupar, o acessório é produzido em plástico ABS, com seis garfos e duas partes que se separam e se unem por um imã, suportando uma pressão de até 300 gramas, o que garante um penteado seguro e preso de maneira confortável por horas.
 
5 - Tome uma ducha depois da praia ou piscina
 
Saiu da praia ou da piscina? Tente não demorar muito até tomar uma ducha com água potável e, de preferência, morna para fria. O cabelo em contato com a água das praias e piscinas fica inchado, provocando pequenas aberturas na cutícula capilar e o deixando vulnerável ao sal e ao cloro, que resultam em fios fracos, quebradiços, opacos e suscetíveis à queda. Para que esse dano seja menos prejudicial, quanto antes você tirar as substâncias do cabelo, melhor. Algumas praias já contam com chuveiro logo na calçada, mas, caso a que você frequenta não tenha, faça esse processo logo que chegar em casa. Outra sugestão é investir em máscaras de tratamento indicadas para cada tipo de cabelo ou protetores térmicos e solares para cabelo. 

Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Empresário Lucas De Zorzi morre em acidente no Cânion Espraiado em Urubici

Acidente entre carro e trator deixa três pessoas feridas em Palmeira