Carmen pede “rápida” solução para o problema dos testes estocados

São 7,77 milhões de kits do RT-PCR, considerado exame mais confiável para diagnosticar a Covid-19, e destes, cerca de 7 milhões vencem entre dezembro e janeiro.

Por ASCOM DEPUTADA CARMEN ZANOTTO
Lages/SC

Foto: Najara Araújo / Câmara dos Deputados

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) pediu esta quarta-feira (25), em reunião da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, que o Ministério da Saúde solucione “rapidamente” a questão dos testes para diagnóstico da Covid-19 que estão estocados em um depósito do governo federal em Guarulhos (SP).
 
São 7,77 milhões de kits do RT-PCR, considerado exame mais confiável para diagnosticar a doença. Desses, cerca de 7 milhões vencem entre dezembro e janeiro. “Esse problema precisa ser logo solucionado. É necessário testar mais, principalmente agora em que o país registra um aumento de casos de contaminação do coronavírus”, afirma a parlamentar, que é relatora da comissão.
 
O colegiado deu um prazo de 15 dias para que a equipe do Ministério da Saúde apresente uma solução. Na reunião, o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, informou que o fabricante dos exames autorizou a validade para 12 meses.
 
No entanto, é necessário que o assunto seja analisado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). 

Lages Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do músico Guilherme Steffen é encontrado no Guará, em Lages

Inscrições para cursos técnicos gratuitos no IFSC de Lages estão abertas

Músico Guilherme Steffen continua desaparecido