Portaria regulamenta o turismo de trilhas no Brasil

Com isso ficou agora definido os critérios para adesão de novos trajetos nacionais e regionais à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, o RedeTrilhas.
 
Por MAURÍCIO SANTOS da AGÊNCIA LD,
Lages/SC

Foto: Maurício Santos / Agência LD


Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o governo federal através dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), definiu os critérios para a adesão de novos trajetos nacionais e regionais à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), rede responsável por  conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, estruturando e promovendo o ecoturismo no Brasil.

+ sobre Turismo e Viagem
 
As propostas de adesão deverão ser apresentadas à Secretaria de Ecoturismo do ministério por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. Novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento, identificação visual, acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.
 
RedeTrilhas
 
A RedeTrilhas é baseada em experiências internacionais, como o Caminho de Santiago, no Nordeste da Espanha. Atualmente, são 74 trilhas disponíveis com cerca de 3,5 mil quilômetros sinalizados em todo o país.
 
Na Região Sul do País, são duas trilhas regionais cadastradas até o momento, o Caminho das Araucárias que conta com 600 quilômetros de extensão iniciando em Canela, na Serra Gaúcha e o seu final na cidade de Urubici, na Serra Catarinense. A trilha passa pelas cidades gaúchas de: Canela, São Francisco de Paula, Itati, Três Forquilhas, Jaquirana, Cambará do Sul e São José dos Ausentes, e ainda as cidades catarinenses de: Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Praia Grande, Grão-Pará, Jacinto Machado, Lauro Müller, Orleans e Urubici.
 
Outra trilha do Sul é o Caminho do Peabiru que fica tem um trecho de 125 quilômetros iniciando na cidade de Foz do Iguaçu e termina em Capanema, ambas no Paraná.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’