Coronavírus: Prefeito Ceron cobra mais leitos de UTI para a Serra Catarinense


O pedido do prefeito ao Governo do Estado é para que sejam providenciados mais leitos de UTI na nova torre do Hospital Tereza Ramos, além dos dez leitos que já estão sendo encaminhados na ala antiga.
                                             
Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Divulgação

O prefeito Antonio Ceron participou, na tarde desta segunda-feira (20 de julho), de uma audiência pública realizada por videoconferência pela Assembleia Legislativa (Alesc). O objetivo foi discutir o planejamento do governo estadual no enfrentamento da pandemia nos municípios catarinenses. Participaram prefeitos das maiores e principais cidades do Estado, onde a situação da pandemia tem maior gravidade no momento.

Participaram também o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli; o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Orildo Severgnini; representantes de associações de municípios, entidades ligadas à saúde, além dos deputados que integram a comissão.

A comissão especial da Alesc foi criada para acompanhar os gastos do Estado no combate ao coronavírus. A audiência serviu também para o presidente da comissão especial, deputado Marcos Vieira (PSDB), ouvir as demandas e esclarecer as dúvidas dos municípios sobre o enfrentamento da doença, cujos índices têm piorado nas últimas semanas.

O prefeito Ceron representou os 18 municípios da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que trabalham de maneira uniforme no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), padronizando ações e decretos municipais. “Até dias atrás estávamos numa situação de relativa tranquilidade. Infelizmente com a chegada do frio mais forte nossa situação se agravou”, explicou o prefeito aos participantes da reunião.

Ceron destacou também que Lages iniciou os trabalhos do Gabinete Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19, em março, com 19 leitos de UTI. E hoje, final de julho, a região continua com o mesmo número de leitos. Nos últimos dias os hospitais chegaram a ter 100% dos leitos adultos de UTI destinados à Covid-19 ocupados. “Contamos com a expectativa de dez novos leitos imediatos no Hospital Tereza Ramos, na ala antiga. Mas pedimos uma atenção especial do secretário de Estado da Saúde para a instalação de novos leitos também na nova torre do hospital”, solicita o prefeito.

A inauguração da nova estrutura do Hospital Tereza Ramos está marcada para o mês de agosto, e o pedido do prefeito Antonio Ceron é de que sejam providenciados novos leitos de UTI neste espaço, o mais rápido possível.

Estão sendo encaminhados também outros dez leitos no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, com tratativas avançadas nas instalações e contratação de profissionais, com expectativa de que esteja tudo pronto até esta quarta-feira (22 de julho). “Especialistas da área da saúde nos apontam que nas próximas semanas teremos o ponto mais agudo da Covid-19 em nossa região, por isso precisamos estar preparados. Precisamos urgentemente de novos leitos de UTI”, finaliza o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’