Lages inicia testagem rápida para a Covid-19


Em cinco semanas serão aplicados 2 mil testes junto a grupos específicos da população.

Do LD,
Lages/SC

📷 Lages inicia testagem rápida para detecção de Covid-19. (Foto: Nilton Wolff /
Divulgação)

A Prefeitura de Lages iniciou nesta segunda-feira (1º) e que será realizada pelas próximas cinco semanas, uma pesquisa por amostragem utilizando testagem rápida para o novo coronavírus com o intuito de identificar possíveis casos de Covid-19 na cidade e também ter uma análise estatística do cenário da pandemia, e assim, auxiliar o poder público municipal na tomada de decisões para o enfrentamento da doença.


Serão aplicados 2 mil testes, sendo em média 60 testes por dia em grupos específicos de pessoas. Esses testes rápidos serão aplicados em quatro pontos da cidade que foram definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, são eles: Centro de Triagem Covid-19 (antigo P.A. Tito Bianchini), no Laboratório Municipal, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e no Centro de Estudos e Assistência à Mulher (Ceasm).

Dentre os grupos específicos de pessoas que serão testadas, neste primeiro momento, estão inclusos:
                                                                                    
·        Aqueles casos de suspeita da Covid-19, monitorados pelo sistema de Saúde Pública;
·        Pessoas do ciclo familiar daqueles que contraíram o vírus;
·        Atendentes de serviços de saúde;
·        Gestantes;
·        Garis e recicladores;
·        Pacientes do Centro de Triagem;
·        Comerciários;
·        Servidores da Prefeitura que prestam atendimento ao público;

Nesta primeira fase da testagem, todas os testes são pré-agendados e as pessoas selecionadas para realizar o exame, que compareçam no dia agendado definido para que o serviço possa ser realizado sem transtornos e de forma dinâmica, alerta a diretora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Francine Formiga.

Serão aplicados dois tipos de testes rápidos. O IgM (que testa positivo ou negativo para infecção recente) e o IgG, o qual detecta o sinal, a “cicatriz” da doença provocada pelo coronavírus em determinadas pessoas, aquelas já infectadas pelo vírus e que não apresentam mais a doença.

Quem for realizar o teste o Centro de Triagem e tiver o resultado do teste rápido como “positivo” para a Covid-19, será imediatamente encaminhado para consulta com o médico.

Situação em Lages

Até o fechamento desta matéria, Lages somava 80 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que todos estavam recuperados ou em recuperação domiciliar, ou seja, não havia nenhum paciente com confirmação da Covid-19 internado na rede hospitalar de Lages.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Grave acidente deixa cinco pessoas feridas em Lages

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho