Lages aguarda 98 resultados de exames para o coronavírus que estão represados no Lacen/SC


Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), localizado em Florianópolis, é o responsável por emitir os resultados dos exames do novo coronavírus e está sobrecarregado com exames vindos de todas as cidades de Santa Catarina.
                                             
Lages/SC

📷 Lacen / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Lages divulgou nesta quinta-feira (25) que até o início da noite de ontem, quarta-feira (24), Lages possuía 98 exames laboratoriais e testes de até dez dias da coleta, que aguardavam os resultados serem emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC), em Florianópolis.


No último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Lages no início da noite de ontem, quarta-feira (24) apontava que Lages tinha 287 casos confirmados. Destes, 247 estavam recuperados, 39 em isolamento domiciliar e apenas um estava internado. Além de não haver nenhum óbito. Os 98 exames que aguardam resultados do Lacen/SC não entraram para essa lista.

O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, esclarece que entende a preocupação da população com a espera para ter o resultado, e que esta preocupação é a mesma da Prefeitura de Lages, porém, estão de mãos atadas, pois o Lacen é responsável por emitir os resultados de exames de todas as cidades de Santa Catarina, o que tem represado os exames, ocasionando essa demora. “As reclamações são plausíveis, porém, a prefeitura de Lages não tem gerência sobre esta demora pelos resultados, não há interferência [...] pedimos calma à população e orientamos que as pessoas continuem mantendo os cuidados e hábitos constantes de higiene e distanciamento social. Todos os procedimentos e atualizações de boletim são realizados diariamente e com a máxima transparência de informações”, explica o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as pessoas que necessitarem de atendimento procurem a secretaria através dos telefones (49) 3251-7601/3251-7602, em que há os devidos encaminhamentos ao Centro de Triagem, e as pessoas isoladas assim permanecerão até que sejam cumpridos os 14 dias de quarentena ou até que seja conhecido o resultado do exame para serem tomados os próximos passos ao tratamento ou eliminação da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Grave acidente deixa cinco pessoas feridas em Lages

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho