Descanso, no Extremo-Oeste, foi atingida por tornado, confirma Defesa Civil de SC


Mais de 500 famílias foram diretamente afetadas nas cidades de Descanso e Belmonte.

Lages/SC

📷 Cristiano Estrela / SECOM

A cidade de Descanso, no Extremo-Oeste de Santa Catarina foi atingida por um tornado na última quarta-feira (10), confirmou a Defesa Civil estadual na manhã deste sábado (13), após análises, de imagens, por especialistas, entre eles, o professor Ernani Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.


O vendaval atingiu algumas cidades do Extremo Oeste e do Oeste catarinense na última quarta-feira, sendo que as cidades de Descanso e Belmonte foram as mais atingidas, com a queda de árvores, muros e destelhamentos. Mais de 500 famílias foram diretamente afetadas nessas duas cidades. Desde a quarta-feira, técnicos da Defesa Civil trabalhavam com a hipótese de Descanso ter sido afetada por uma microexplosão ou tornado, esse último, confirmado neste sábado.

Na última sexta-feira (12), o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) vistoriou as duas cidades mais atingidas pelo vendaval e garantiu que o Estado irá prestar auxílio à elas. “Nesse primeiro momento, é um auxílio mais emergencial. Mas homologaremos o decreto de emergência em Descanso e Belmonte e ajudaremos na reconstrução das estruturas danificadas”, disse Moisés.

Já neste sábado (13), as prefeituras de Descanso e de Belmonte iriam receber os carregamentos de telhas enviados pela Defesa Civil estadual, para auxiliar aos moradores afetados pelo vendaval.

📷 Cristiano Estrela / SECOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Grave acidente deixa cinco pessoas feridas em Lages

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho