Chuva causa alagamentos e estragos em Lages


Defesa Civil de Lages atendeu a mais de 40 ocorrências envolvendo a chuva torrencial que caiu sobre a cidade na tarde desta terça-feira (9).

Do LD,
Lages/SC

📷 Chuva provocou erosão em ponte sobre galeria no bairro Caroba. (Foto: Defesa Civil
/ Divulgação)
 
Uma chuva forte caiu e provocou estragos e alagamentos em diversos pontos de Lages, na Serra Catarinense, na tarde desta terça-feira (9). A Defesa Civil municipal foi acionada para atender mais de 40 ocorrências relacionadas à chuva, desde quedas de muros, alagamentos e até uma ponte que foi arrastada no bairro Caroba, na zona Oeste da cidade.


📷 Defesa Civil / Divulgação
Segundo dados da Defesa Civil, em um intervalo de 40 minutos, o dia virou noite e uma forte chuva caiu sobre a cidade e o acumulado registrado foi de 30 milímetros. Apesar de necessária devido a uma das maiores estiagem dos últimos 70 anos, o volume expressivo de chuva em um curto período de tempo acabou por provocar alagamentos e estragos em diversos pontos da cidade.

O rio Carahá que corta a cidade teve o seu nível bastante elevado por conta da chuva e em alguns pontos chegou a transbordar. Em alguns pontos já tradicionais onde a margem da avenida Belizário Ramos que acompanha o leito do rio é mais baixo, a água extravasou como é em frente ao Fórum Nereu Ramos e no bairro São Cristóvão, na altura da rua Rio Grande do Norte. Ruas paralelas próximas ao rio também ficaram alagadas devido ao represamento das galerias que levam água da chuva em direção ao rio Carahá.

Houve registro de alagamentos em ao menos 21 bairros e loteamentos em todas as regiões da cidade, são eles:

Zona Norte:

·        Dom Daniel
·        Vila Mariza
·        Gethal
·        Guarujá
·        São Sebastião
·        Maria Luiza
·        Passo Fundo

Zona Leste

·        Penha
·        Várzea
·        Popular
·        Habitação

Zona Sul

·        Vila Preá
·        Morro Grande
·        São Luiz
·        Araucária

Zona Oeste

·        Caroba

Região Central

·        Centro
·        Sagrado Coração de Jesus
·        Copacabana
·        Petrópolis
·        Ipiranga

Entre as ocorrências em que a Defesa Civil foi acionada estão inundações e alagamento de vias urbanas, destelhamento de cobertura de edificação e quedas de muro. Não houve registro de pessoas feridas ou que necessitaram de resgate.

Das 42 ocorrências registradas na sede da Defesa Civil, cinco foram quedas de muro, dentre elas, a queda de um muro na EMEB Izidoro Marin, no bairro Caroba, na zona Oeste de Lages; um destelhamento; uma ponte danificada também no bairro Caroba; um registro de inundação do rio Carahá em frente ao Fórum Nereu Ramos, no Centro de Lages; além de 35 locais que registraram alagamentos.

Previsão do tempo indica mais chuva para essa quarta-feira (10)

Segundo dados do site YR.no, a quarta-feira (10) será marcada pela presença da chuva ao longo de todo o dia com precipitação acima dos 50 milímetros no acumulado do dia, sendo o período da tarde e da noite com os maiores volumes, 11mm e 34mm, respectivamente. A temperatura oscila entre 16ºC e 18ºC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Grave acidente deixa cinco pessoas feridas em Lages

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho