Audiência de canais de notícia cresce em março, afirma Kantar Ibope
Busca por notícias
confiáveis aumentou, de acordo com levantamento.
Por LETYCIA BOND da
AGÊNCIA BRASIL,
São Paulo/SP
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📷 Valter Campanato |
Levantamento realizado
pela Kantar Ibope Media e compilado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine)
aponta um aumento da audiência de canais de notícia, no âmbito da TV por
assinatura, que, avaliam as instituições, está relacionado à busca por fontes
seguras de informação no contexto da pandemia de covid-19. Na primeira metade
de abril, a média de espectadores dobrou, comparativamente à primeira quinzena
de março. Trata-se do maior incremento observado na grade de programação.
Em relação a 2019, o
crescimento foi de mais de 50%. O balanço foi divulgado na noite desta
segunda-feira (1º) e abrange 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar Ibope
Media. A avaliação compreende o conteúdo que está sendo consumido no horário de
7h à meia-noite.
Na primeira metade de
maio, o anseio da população por se manter informada através desses veículos de
comunicação permaneceu, mas com menos força. Nesse período, a audiência dos
canais de notícia subiu 11%, ante abril.
De forma geral, o que se
verifica é que, já na primeira semana de implementação das medidas de
distanciamento social, entre 16 e 22 de março - considerando semana como o
período de sábado a sexta -, a média de telespectadores dos canais de TV paga
aumentou 22%. O padrão se repetiu na semana posterior, de 23 e 29 de março,
atingindo o maior nível do ano. Neste segundo período, a média do total de
telespectadores dos canais de TV paga correspondeu a 8,95 pontos de audiência.
As medidas de quarentena
também têm feito com que a população busque o entretenimento através de canais
de filmes e séries. Nesse caso, o aumento na audiência foi de aproximadamente
40%, ao passo que a de canais de variedades e de documentários foi, respectivamente,
de 29,6% e 25,3%. Os canais infantis apresentaram um crescimento menor, de 9%,
que, na primeira metade de maio, caiu para 4,6%, aproximando-se da audiência
registrada pelos canais de variedade, de 3,4%. O fechamento temporário de salas
de cinema é um dos fatores que entram nessa equação, segundo a Kantar Ibope.
Com a pandemia, eventos e
competições esportivas foram suspensos em todo o mundo, o que acabou impactando
a cobertura de canais voltados a esse segmento - o único a sofrer queda no
alcance ao público, de acordo com a Kantar Ibope.
A suspensão de eventos e
competições esportivas no Brasil e no mundo fez com que o segmento de canais de
esporte fosse o único a apresentar redução de espectadores na primeira quinzena
de abril, em contraste com a primeira quinzena de março. A perda de público foi
significativa, de mais de 60%.
"Em termos de pontos
de audiência (a participação relativa do total de indivíduos assistindo ao
conjunto de canais), a média quinzenal do total dos canais de notícias alcançou
um patamar próximo ao dos canais de documentários", anota a Ancine.
Recorrer a noticiários
para obter informações confiáveis é algo que tem sido largamente recomendado,
inclusive pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António
Guterres. No início de maio, ele afirmou que o mundo tem enfrentado um movimento
paralelo à pandemia de covid-19, que é a de desinformação. Na oportunidade,
declarou também que quem oferece "o antídoto" contra informações
improcedentes é a imprensa.
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