Recursos são provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Do LD,
Lages/SC


📷 Arquivo / ASCOM PML

Um dos principais hospitais da Serra Catarinense, o Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), no Centro de Lages, recebeu recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para serem utilizados na aquisição de equipamentos para melhor estruturação do local, tais como aparelho de anestesia completo, foco cirúrgico, balão intra-aórtico e ainda um aparelho de raio-X digital fixo. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).


Segundo o médico Fabiano Marcos Brun, o atual aparelho de raio-X do hospital tem mais de 20 anos. “Com o novo aparelho podemos contribuir com a diminuição dos gargalos de atendimento à população, fornecendo exames e laudos com mais agilidade”, destaca.

A entrega desses equipamentos não tem uma data prevista, pois com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas empresas estão diminuindo a fabricação, o que acaba dificultando a compra.

A parlamentar Carmen Zanotto salienta a importância de contribuir com a saúde da população e também contribuir com a manutenção de hospitais filantrópicos. “Minha prioridade é a saúde da nossa população. Tenho destinado recursos aos hospitais de Lages e da Serra Catarinense desde o primeiro mandato. Reconheço a dificuldade dos hospitais filantrópicos que são responsáveis por mais de 50% de todos os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina”, destaca a deputada.

Além disso, outros equipamentos devem ser entregues ao HNSP adquiridos através de recursos provenientes de outra emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil. Trata-se de dois foco cirúrgicos e dois monitores multiparâmetros.