Coronavírus: Lages tem 26 pessoas curadas e 14 em recuperação domiciliar


Gabinete Emergencial de combate ao coronavírus divulgou boletim epidemiológico semanal na tarde deste sábado (9).

Do LD,
Lages/SC

📷 Reprodução / Prefeitura de Lages

A Prefeitura de Lages através do Gabinete Emergencial de Combate ao Coronavírus divulgou no fim da tarde deste sábado, 9, mais um boletim epidemiológico semanal sobre o combate ao novo coronavírus no município. Ao todo, são 40 casos confirmados da doença na cidade, mas não há nenhum internamento, sendo 26 pessoas que já estão curadas e 14 estão em recuperação domiciliar.


O boletim ainda traz detalhes sobre o número de pessoas que foram testadas em Lages. Ao todo, são 231 pessoas que foram submetidas a testes, sendo os 40 casos confirmados, um que está aguardando o resultado e outros 190 casos que deram negativos para a Covid-19. Outras 162 pessoas estão sendo monitoradas, mas não foram submetidas a testes.

Dos 40 casos confirmados, nove adquiriram fora de Lages e outros 31 foram através da transmissão comunitária, ou seja, dentro do próprio município.

A faixa etária mais afetada é de pacientes entre 40 a 60 anos com 20 casos. Já entre 20 a 39 anos, são 10 pacientes. Com mais de 60 anos, outros nove e uma criança entre 0 a 9 anos foi positivada para a covid-19. Dos 40 casos, 33 não tem histórico de doença preexistente e apenas oito tem esse histórico.

UBSs que cobrem a região onde o paciente reside

Dos 40 pacientes confirmados para covid-19, 12 residem na área que compreende a UBS do Centro. Outros 10 são residentes da área de cobertura da UBS Sagrado Coração de Jesus/São Cristóvão. UBS Coral (4); UBS Copabacana (3); UBS Santa Catarina (3); UBS Conta Dinheiro (1); UBS Popular (1); UBS Frei Rogério (1); UBS Santa Helena (1); além de outros quatro pacientes que não tinham uma UBS de referência.

O boletim também informa que dos 40 casos, nove eram envolvendo profissionais da área da saúde, sendo quatro que trabalhavam em hospitais, três na área privada, um em uma UBS e outro atuava na UPA.

Projeções

Caso as medidas restritivas não fossem tomadas, o cenário em toda a Serra Catarinense poderia ser totalmente diferente do agora. Contando Lages com 40 casos, Anita Garibaldi e Rio Rufino, ambas com um caso confirmado de covid-19, o cenário é menor do que estipulado como cenário leve que seria de 100 casos. Em um cenário médio seria de 1.342 casos confirmados e caso nada fosse feito para o combate ao coronavírus, a Serra Catarinense poderia estar em uma situação caótica com 9.883 casos confirmados.

As projeções são baseadas no crescimento de número de casos dos últimos sete dias, considerando cenário grave, médio e leve, utilizando indicadores de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Distribuição de leitos em Lages

Os leitos de referência para tratamento de covid-19 em Lages chega a 184 leitos entre de enfermaria (140) e UTI (44), distribuídos no HNSP, HTR e HISB.

·        Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP):

Leitos para Covid-19: 39 leitos
Leitos para Covid-19/UTI: 20 leitos

·        Hospital Tereza Ramos (HTR):

Leitos para Covid-19: 71 leitos
Leitos para Covid-19/UTI: 19 leitos

·        Hospital Infantil Seara do Bem (HISB):

Leitos para Covid-19: 30 leitos
Leitos para Covid-19/UTI: 05 leitos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’