Receita Federal alerta para golpe da regularização de dados cadastrais


Cidadão deve ficar atento à modalidade de fraude, principalmente nesta época de regularização de CPF para recebimento de auxílio emergencial e de entrega da DIRPF 2020.

Por SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
DA RECEITA FEDERAL NO PARANÁ E EM SANTA CATARINA,
Lages/SC

📷 Modelo de golpe que está sendo aplicado, na qual a Receita
Federal pede a atenção de todos. (Foto: Reprodução / Divulgação)
A Receita Federal alerta para golpe que pode ser realizado tanto por via postal como por e-mail. O cidadão recebe uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta intimação, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal.

Apesar de conter a marca da Receita Federal, a intimação é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo Órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de intimação, jamais acesse o endereço eletrônico indicado. Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

A Receita Federal adverte que, para fins de consulta de situação cadastral, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: http://receita.economia.gov.br/ ou www.rfb.gov.br

Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) e pode ser alterada por meio do Extrato da DIRPF no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (Portal e-CAC).
No que se refere à necessidade de regularização de dados do CPF, o cidadão poderá realizá-lo de forma online e gratuita pelo site da Receita Federal nas seguintes opções:

·        Preferencialmente, pelo formulário eletrônico "Alteração de Dados Cadastrais no CPF:  https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp 
·        Pelo Chat RFB: http://receita.economia.gov.br/contato/chat 

Para os casos em que não for possível regularizar pelo site, o atendimento poderá ser efetuado via e-mail corporativo da Receita Federal. Para os cidadãos dos estados do Paraná e de Santa Catarina, o e-mail é atendimentorfb.09@rfb.gov.br 

Tendo em vista a pandemia da COVID-19, a Receita Federal informa que o atendimento presencial nas unidades do Paraná e de Santa Catarina está sendo realizado de forma excepcional.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’