Governo do Estado autoriza retorno de shoppings, restaurantes, academias e cultos religiosos


Estabelecimentos deverão seguir regramentos para garantir o distanciamento social e a higienização dos ambientes, garantindo segurança sanitária aos funcionários como também aos clientes.

Por LD,
Lages/SC

📷 Julio Cavalheiro / SECOM

Em coletiva de imprensa no fim da tarde desta segunda-feira, 20, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou a liberação de alguns setores a retomarem suas atividades após o período de isolamento social. São elas, academias, shoppings, centros comerciais, galerias, restaurantes e cultos religiosos, sendo este último já autorizado a partir desta terça-feira (21) já que a portaria com as regras estabelecidas já foi publicada. Já os demais estabelecimentos estarão liberados a partir da quarta-feira, 22, já que as portarias com o regramento de cada serão publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado.

Como já mencionado, a liberação destes estabelecimentos foi definida, mas todos deverão seguir regras para garantir a segurança sanitária de funcionários e clientes. O regramento deve ser publicado nesta terça-feira.

Os cultos religiosos terão regras específicas, são elas:

·        Igrejas e templos deverão realizar os cultos com 30% da capacidade máxima do local;
·        Pessoas do grupo de risco, que inclui idosos, imunodeprimidos, imunossuprimidos, não poderão frequentar as atividades religiosas, nem mesmo de maneira individual;
·        Durante os cultos, os fiéis deverão manter a distância de 1,5 metro entre si;
·        A instituição religiosa deve garantir que todos higienizem as mãos com álcool gel a 70% e usem máscaras;

O Governo do Estado ainda determinou que os lugares de assento em templos e igrejas deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo bloquear-se de forma física aqueles que não puderem ser ocupados.

O cumprimento dessas medidas serão fiscalizadas pelos órgãos de vigilância sanitária assim como também os órgãos de segurança pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’